Publicidade

BBC conecta o desaparecimento de US $450 milhões em Bitcoin à Agência de Inteligência Russa

Por Bruna Grybogi

A investigação da BBC sobre o desaparecimento de 450 milhões de dólares em Bitcoin da exchange Wex revelou que o Federal Security Service (FSB), a Agência de Inteligência Russa, pode estar por trás do sumiço, de acordo com áudios obtidos pela agência de notícias.

Os áudios obtidos pela BBC, são conversas telefônicas em que Konstantin Malofeev, um bilionário russo que está atualmente sob sanções do EUA por financiar as forças pró-Rússia no leste da Ucrânia, discute a importância de colocar a exchange sob controle do FSB.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Wex foi lançada em 2017 após o FBI fechar a BTC-e, antiga exchange de Alexey Bilyuchenko, por investigações que constataram que a bolsa estava envolvida em um esquema de lavagem de dinheiro internacional, tendo movimentado cerca de 4 bilhões de dólares em sua plataforma.

Após os telefonemas de Malofeev, Alexey Bilyuchenko, afirmou ter sido levado ao escritório da FSB em Moscou, tendo sido forçado a entregar informações de acesso de carteiras de clientes, permitindo que a agência de inteligência russa tivesse acesso a cerca de 450 milhões em Bitcoin e outras criptomoedas. Alexey ainda afirmou que os agentes o informaram que esse valor iria para o “fundo do FSB”.

Recentemente a Rússia apontou estar se preparando para regular as criptomoedas, com regras que irão separá-las em três conjuntos de acordo com suas características. Além disso o país comandado por Vladimir Putin, está desenvolvendo mecanismos legais que permitiriam o confisco de criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile