Publicidade

BC Europeu quer moedas digitais estatais para que os países não percam a hegemonia econômica

Por Jorge Siufi

O Banco Central Europeu (BCE) emitiu um relatório sobre o papel internacional da moeda Euro e falou sobre a sua moeda digital.

Recentemente a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que o BCE lançaria a sua moeda digital nos próximos anos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O relatório discutiu as perspectivas de emissão das moedas digitais dos Bancos Centrais (CBDC) pelos países do mundo.

Para os membros do BCE, a emissão das CBDCs é “extremamente importante para a manutenção da posição reguladora do sistema financeiro mundial”.

O BCE acredita que se as CBDCs não forem lançadas, o papel dos Bancos Centrais vai perder a sua referência e o controle da economia global.

💥 10 Criptomoedas Promissoras para ficar de olho !
Dê o Próximo Passo e Invista Agora

Será algo crítico para os Bancos Centrais na economia do país, uma vez que as empresas vão lançar suas moedas digitais e controlá-las.

O relatório traz que os Bancos Centrais “devem se atentar para os riscos para a estabilidade do sistema financeiro, que podem surgir se eles não oferecerem moeda digital”.

Além disso, que “o lançamento de uma criptomoeda governamental ajudará a apoiar a autonomia de um sistema de pagamento soberano e o uso internacional dessa moeda na era digital”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BCE prevê que as CDBCs deverão possuir um modelo de interoperabilidade para que possam ser compatíveis como moedas de transferência criando assim uma rede de trocas de moedas governamentais.

“Isso criará um sistema harmonioso com requisitos regulamentares padronizados, bem como criptografia”, diz o relatório.

Os sistemas deverão estar interligados entre os estados de um país e cada país interligado entre si, criando pontes entre CBDCs num sistema de liquidação comum.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BCE concluiu o relatório dizendo que a melhor solução é garantir a compatibilidade, pois isso exigirá muito menos esforço por parte dos bancos centrais.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile