Big Bank na Austrália é acusado de violar mais de 23 milhões de vezes as leis de lavagem de dinheiro

Por Bruna Grybogi

A APRA, Autoridade de Regulação Prudencial da Austrália, anunciou formalmente nesta terça-feira (17), sua investigação sobre as ações da Austrac, Centro de Análise e Monitoramento de Transações Australiano, contra a Westpac Banking Corporation. Segundo a Austrac, o banco australiano violou mais de 23 milhões de vezes as leis de combate à lavagem de dinheiro do país.

A autoridade reguladora afirmou que sua investigação irá determinar se a Westpac, seus diretores e sua equipe de gerência sênior violaram o Ato Bancário da Austrália e o Regime Executivo de Responsabilidade Bancária, violando os padrões impostos pelo regulador. Além disso, a APRA irá “corrigir e remediar os problemas [do banco] depois que forem identificados”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O órgão regulador ainda informou que aumentará imediatamente os requisitos de capital do banco em 500 milhões de dólares australianos, para cobrir o perfil de risco operacional da instituição, obrigando a Westpac manter 1 bilhão de dólares australianos. A medida visa preencher lacunas na governança de risco do banco, e segundo o vice-presidente da APRA, John Lonsdale, as alegações de fraude da Westpac “questionam a posição
prudencial do segundo maior banco da Austrália”
.

As investigações da Austrac que posteriormente levaram as ações da APRA, descobriram uma série de falhas na supervisão dos serviços ofertados pela instituição financeira, que acarretaram nas múltiplas violações das Leis nacionais de AML/CTF de 2006. Segundo o centro de monitoramento, algumas dessas infrações facilitaram, entre outros crimes, a exploração de menores.

Apesar dos reguladores do setor estipularem uma regulamentação rigorosa às empresas cripto do país, alegando o combate à lavagem de dinheiro e financiamento de ações terroristas, este ano as instituições financeiras tradicionais foram as as mais envolvidas em escândalos de violações dessas leis. Ao contrário do que o governo tenta passar, o dinheiro físico ainda é a principal moeda usada para financiar ações criminosas na Austrália e em todo o mundo.

💸 Receba até 5.000 USDT em Recompensas
Abra Sua Conta na BingX
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile