A Binance, maior exchange por volume negociado, alegou ter atingido US$ 295 milhões em volume negociado em opções no último dia 20. Segundo o vice-presidente da Binance Futures, Aaron Gong, a exchange se tornou o maior local de opções no mercado de criptomoedas.
De fato, conforme aponta Gong, a plataforma superou suas contrapartes pelo volume negociado diário, apenas um dia após seu lançamento. O VP atribuiu o sucesso dos derivativos ao projeto de enfrentamento às principais desvantagens das opções existentes, como baixa liquidez, altos prêmios e grande spread.
Os contratos da Binance, ao contrário das diversas opções existentes no mercado que podem ultrapassar os 100 dias , oferecem prazos de vencimentos mais curtos. “Essa estrutura de mercado cria um cenário de liquidez fragmentado, onde os contratos que estão muito longe do dinheiro e mais distantes da data de vencimento são notoriamente ilíquidos”, explicou Gong.
Os contratos de opções de BTC/USDT da Binance oferecem prazos de vencimentos mais curtos, que variam de 10 minutos a um dia. Além disso, conforme apontou o vice-presidente, estes são contratos em versões simplificados, voltado ao público de varejo. Assim, a empresa busca diminuir as barreiras à entrada ao mercado de derivativos.
Gong ainda explicou o funcionamento dos contratos de opções da Binance. “Se um usuário comprar uma opção de compra da Binance com um preço de exercício de US $ 7.000, e um prêmio de US $ 100, o preço de equilíbrio será de US $ 7.100 – a soma do preço de exercício e do prêmio. Para sair do comércio com lucro, o ativo subjacente deve ir além de US $ 7.100″, exemplificou.