Publicidade

Binance divulga relatório de como funcionará a moeda digital da China

Por Bruna Grybogi

A China está no caminho para se tornar o primeiro país do mundo a lançar uma moeda digital do Banco Central (CBDC). A ideia de um Yuan digital não é relativamente nova, pois já sendo discutida desde meados de 2014 e, embora a implementação dessa moeda digital seja uma tarefa dificílima, finalmente parece que a ideia está se tornando realidade.

Embora não tenha sido divulgado nenhuma documentação oficial por parte do Banco Popular da China (PBoC), a Binance elaborou um relatório em que explica como o sistema provavelmente funcionará. Em seu relatório, a Binance demonstra a ideia que as moedas digitais soberanas da China sejam alimentadas por uma estrutura operacional de duas camadas distintas, como mostra a imagem abaixo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A primeira camada é onde ocorre a interação direta entre o PBoC e os bancos comerciais. O PBoC irá emitir e resgatar seus CBDCs apenas através de bancos comerciais. Já na segunda camada, é onde acontece a distribuição de CBDCs ao público em geral e as empresas que farão as moedas digitais circularem.

Papel-moeda

A Binance acredita que ao adotar o sistema de duas camadas em seu CBDC, o Banco Popular da China alcançaria o objetivo de substituir o papel-moeda sem subverter o sistema atual, que também é baseado em duas camadas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda em seu relatório, a Binance conclui que o CBDC chinês será emitido em uma razão de 1:1 em relação ao Yaun, e que o sistema todo não será operado em blockchain, o que faz com que o CBDC não seja uma criptomoeda, e sim um sistema de pagamento digital.

Embora a ideia de que a CBDC operasse em um sistema blockchain, a ideia foi logo descartada por problemas de escalabilidade, e a incapacidade do sistema lidar com altos picos de demanda, como explicou Mu Changchun, funcionário do PBoC:

“As compras do Dia dos Solteiros na China em 2018 teve uma demanda de pagamento que chegou a 92771 transações por segundo, isso é muito acima do que a blockchain do Bitcoin poderia suportar.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O relatório da Binance ainda aborda razões pelas quais a China estaria tão preocupada em lançar um sistema nacional de moeda digital, que vão de uma maior precisão de métricas econômicas, como a inflação, à uma nova ferramenta no combate à lavagem de dinheiro, financiamento terrorista e sonegação de impostos.

Mas de acordo com a Bloomberg, a principal razão para Zhou Xiaochuan, governador aposentado do PBoC, propor a criação da CBDC chinesa esteja ligada ao medo do país perder o controle monetário centralizado: “Ele queria proteger a China de um dia adotar um padrão, como o Bitcoin, projetado e dominado por outros… Eventualmente isso poderia acabar fortalecendo o dólar e enfraquecendo o controle de capital da China.”

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile