Publicidade

Binance em crise: executivos seniores renunciam em meio a investigação do Departamento de Justiça

Por BitNotícias
Foto: Flickr

A Binance, uma das principais exchange de criptomoedas, está passando por uma crise após a renúncia de executivos seniores devido à maneira como o CEO Changpeng Zhao lidou com as investigações regulatórias.

Entre os que deixaram a empresa estão o conselheiro geral Hon Ng, o diretor de estratégia Patrick Hillmann e o vice-presidente sênior de conformidade Steven Christie. Essas renúncias ocorrem após a saída recente de Matthew Price, um ex-agente do IRS (imposto de renda) contratado pela Binance em 2021 para supervisionar as investigações e inteligência globais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As renúncias representam uma crise de gestão e estratégia para a Binance em um momento em que a empresa está navegando sob imensa pressão regulatória. A situação provavelmente aumentará essa pressão, dado que as partidas são de unidades legais e de conformidade que lidam mais diretamente com os reguladores.

A resposta de Zhao à investigação

Segundo uma pessoa familiarizada com a situação na Binance, os executivos escolheram sair devido à resposta de Zhao a uma investigação em andamento pelo Departamento de Justiça.

Vários veículos de comunicação relataram que a investigação, em andamento há mais de um ano, está relacionada às supostas tentativas da Binance de enganar os reguladores dos EUA, bem como a supostas violações de lavagem de dinheiro e sanções na plataforma da empresa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Binance já é objeto de ações regulatórias sérias movidas pela Comissão de Valores Mobiliários e pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, e rumores sugerem que uma queixa criminal do Departamento de Justiça contra a empresa e Zhao é iminente.

O futuro da Binance

As múltiplas investigações nos EUA, juntamente com outras na Europa, Austrália e outros lugares, deram origem a rumores de que Zhao poderia se afastar como parte de um esforço para ajudar a Binance a enfrentar a tempestade regulatória.

No entanto, até agora, Zhao, um gênio tecnológico nômade fluente em cultura ocidental e asiática, não deu indicação de que está preparado para se afastar.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Binance continua sendo a maior corretora de criptomoedas do mundo, mas nos últimos meses sua participação de mercado começou a diminuir, provavelmente como resultado da pressão regulatória e da decisão de bancos nos EUA, Europa e outros lugares de cortar o acesso da empresa à moeda fiduciária.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile