Publicidade

Binance perde participação de mercado e chega às mínimas em 10 meses

Por Jorge Siufi
Foto: Flickr

A participação de mercado da exchange de criptoativos Binance vem caindo durante este ano, e no mês de junho se aproxima das mínimas registradas nos últimos 10 meses.

De acordo com a Bloomberg, citando dados da empresa analítica Kaiko, a participação de mercado à vista (spot) da Binance atingiu cerca de 56% do total no dia 19 de junho. Este índice se aproxima dos 53,7% observados no mês de agosto do ano passado, que é a mínima registrada para o período.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De fato, há praticamente dois meses este índice mudou pouco, e o que pesa contra a principal exchange centralizada do mundo são as problemáticas legais.

Muitos problemas derrubam mercado da exchange

Este ano a Binance já teve problemas com a sua stablecoin, a BUSD, em processo da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA contra a Paxos, gestora do token. Também foi processada em março pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, a CFTC.

Este mês a Binance sofreu com o processo da SEC voltado à sua subsidiária norte-americana, a Binance.US, que junto a seu fundador, Changpeng Zhao (CZ), enfrentará 13 acusações por crimes contra o sistema financeiro.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, a exchange teve problemas regulatórios em outros países, incluindo uma investigação na França, se retirou dos mercados da Holanda e Chipre, foi solicitada para encerrar suas operações na Bélgica, solicitou fim de investigação no Canadá, de onde se retirou em maio, e por fim, retirou pedido de certificação no Reino Unido.

Ademais, no tocante da perda de mercado, algo que pode ter influenciado é que a exchange cortou boa parte dos subsídios aos traders e investidores, como por exemplo cancelou a promoção de taxa zero para a negociação em pares com stablecoins, salvo a  TrueUSD (TUSD). Isto porque de acordo com informação compilada pela Arkham Intelligence, pouco mais de 90% de todo suprimento de TUSD está concentrada na Binance.

Em comentário à Bloomberg, Alex Svanevik, chefe da empresa de análise Nansen, disse que ‘as exchanges centralizadas podem ser comprometidas pelos serviços de finanças descentralizadas e pelos players financeiros tradicionais que estão entrando no mercado’.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A Coinbase é outra que também perdeu mercado com a ação da SEC, onde logo antes do processo possuía participação de 7,6% e agora está em cerca de 6,8%.

No Brasil

A dominância da Binance no Brasil também está caindo. Por aqui os problemas giram em torno de sua associação com a empresa B Fintech Serviços de Tecnologia Ltda., além de outras empresas financeiras. O caso remete à investigação em Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das pirâmides financeiras.

Inclusive o diretor da Binance Brasil, Guilherme Haddad Nazar, pode ser convocado a depor no processo, conforme pedido do Deputado Alfredo Gaspar em ofício à Câmara dos Deputados. A votação do pedido ocorrerá nesta terça-feira (27).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Diante de todas estas situações, aqui no Brasil a Binance já não possui mais dominância tão ampla do mercado. De acordo com dados do CoinTrader Monitor, a Binance possui 43,2% da cota do mercado (market share), e vem perdendo espaço para as exchanges NovaDax e Bitpreço.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile