Os desenvolvedores da Binance Smart Chain (BSC), a rede de finanças descentralizadas da exchange Binance estão instruindo os criadores de projetos a aumentarem a segurança de seus protocolos.
A iniciativa vem de encontro à tentativa de inibir o crescente número de ataques que os protocolos instalados na BSC têm sofrido.
Assim, os desenvolvedores da BSC estão alertando e instruindo os responsáveis pelos protocolos DeFi a realizarem verificações em diferentes camadas e níveis de seus protocolos.
Nos últimos meses os protocolos na BSC sofreram diversos ataques exploit e de flash loan, que exploraram falhas nos contratos inteligentes ou nos empréstimos sem garantia.
Os erros nos códigos dos protocolos estão gerando falhas que facilmente estão sendo identificadas pelos ciber criminosos.
Somente este ano já foram 9 os protocolos atacados dentro da BSC.
Há uma grande possibilidade de que estes ataques estejam sendo orquestrados; por isso o alerta da BSC.
Todos eles têm seguido a mesma dinâmica.
Acreditamos que este seja o trabalho de hackers bem organizados visando a Binance Smart Chain.
BSC
Em sua conta no Twitter a BSC disse que “agora a comunidade BSC está passando por um momento difícil, por isso pedimos aos desenvolvedores de aplicativos descentralizados que estejam sempre alertas e tomem as medidas necessárias para prevenir riscos”.
Os desenvolvedores da BSC sugeriram que os criadores dos protocolos DeFi trabalhem em associação com empresas de auditoria, e mantenham o maior nível possível de validação de seu sistema.
A BSC está pedindo que principalmente os forks de projetos não sejam negligenciados.
A equipe tem salientado que estes protocolos devem ter o seu código auditado de 2 a 3 vezes, se possível.
Também recomendaram que os projetos tivessem um plano de contingência e um programa de compensação de perdas, caso precisassem reembolsar os usuários após ataques de hackers.
Por fim, a própria BSC fez uma associação com a empresa de análises CipherTrace para adicionar um suporte para os protocolos que utilizem a plataforma DeFi da Binance.