Em meio à turbulência das possíveis ações judiciais contra a exchange Binance, e dando continuidade à preocupação generalizada que foi gerada após a quebra da FTX, os saues nas exchanges centralizadas estão batendo recordes.
Mercado cripto em caos
Os saques de criptoativos estão batendo recordes desde que a FTX quebrou no mês passado.
Para piorar esta semana começou com suspeitas de que os Estados Unidos estariam finalizando uma grande investigação sobre a Binance e seus executivos, oque trouxe mais caos ao mercado.
Apenas para se ter uma ideia, de acordo com a empresa analítica, Coinglass, na semana passada cerca de 40.000 bitcons foram sacados da exchange Binance.
E somente ontem (12) e hoje (13), mais de 10.000 bitcoins também já foram sacados da exchange.
O volume de saques aumentou assim que as primeiras notícias sobre a as investigações do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre a Binance por crimes financeiros como lavagem de dinheiro e evasão de divisas foram anunciadas.
Apesar disto, a Binance refutou as informações e o CEO da exchange, CZ, disse que não passa de mais um FUD do mercado.
Dentre os principais nomes que retiraram criptoativos da Binance está Justin Sun, fundador do protocolo Tron, que retirou US$ 100 milhões da exchange, mas devolveu logo em seguida.
A Binance fez uns travamentos de saques de criptoativos que já estavam programados para acontecer desde a semana passada, mas a ocorrência assustou investidores desavisados causando mais pânico nos investidores.
Outro problema ocorreu com os saques da stablecoin USDC, que ficaram travados nesta manhã de terça-feira.
De acordo com CZ, uisto ocorreu devido à baixa liquidez para a queima de tokens, já que a ação depende do estoque em contrapartida em dinheiro que estão em bancos nos Estados Unidos, que tiveram que esperar a sua abertura para realizarem a transação.
A Binance aconselhou os usuários a usarem outras stablecoins, como o USDT e o BUSD, para realizarem as transações ou esperarem o horário de abertura dos bancos.
No momento desta redação os saques já haviam voltado à normalidade.
CZ e o teste de stress de saques
Hoje pela manhã CZ fez uma publicação em sua conta do Twitter relatando o grande volume de saques que ocorreu na exchange depois das informações sobre a investigação nos Estados Unidos.
CZ disse que mais de US$ 1,4 bilhões foram sacados da exchange e que este era um importante teste de “withdrawals” (saques) para a exchange.
CZ disse que “alguns dias temos retiradas líquidas; alguns dias temos depósitos líquidos. Negócios como de costume para nós. Na verdade, acho que é uma boa ideia esses testes de estresse em cada CEX de forma rotativa”.
Assim, de certa forma CZ jogou a responsabilidade também para as demais exchanges, lembrando que muitas travam saques em momentos de stress de mercado.