Publicidade

BIS estabelece etapas para sistemas CBDC ‘seguros e resilientes’

Por BitNotícias
Foto: Pixabay - Modificado Bitnotícias

O Banco de Compensações Internacionais (BIS) delineou na sexta-feira os últimos passos da agência para fornecer um ‘quadro de segurança e resiliência’ para os sistemas de Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC). O objetivo do documento, publicado na sexta-feira e denominado Projeto Polaris, é ajudar os bancos a se protegerem contra riscos quando se trata de implementação de CBDCs. O projeto é projetado para se antecipar aos lançamentos de CBDCs e proteger a ‘infraestrutura crítica’.

Embora alguns bancos centrais, como o Quênia, tenham dito que o outrora promissor apelo dos CBDCs desapareceu, outras instituições financeiras, como o FMI, estão receptivas à possível adaptação. Enquanto os bancos centrais em grande parte têm medidas de segurança cibernética em vigor, a introdução e implementação de CBDCs podem levar a novos riscos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Projeto Polaris e suas recomendações

Entre as sugestões, o Projeto Polaris pressiona os bancos centrais a contratar um Diretor de Segurança (CSO). O CSO seria então capaz de ter uma comunicação ‘regular’ com contrapartes em todo o mundo, já que os CBDCs exigiriam um quadro internacional. Haveria também uma ‘equipe de resposta a incidentes’ que poderia responder a uma variedade de cenários potenciais.

O projeto também insta os bancos centrais a considerar outros operadores necessários em um ecossistema CBDC, de bancos comerciais a parceiros comerciantes. Isso levaria ao cumprimento de um requisito de resiliência – semelhante a um teste de estresse – dependendo do ‘elo mais fraco’ dos CBDCs.

Implicações para os bancos centrais e o futuro dos CBDCs

Verificações frequentes e garantias de tecnologia segura são consideradas chave para qualquer CBDC se os bancos centrais decidirem implantá-los. ‘O quadro também pode ajudar os bancos centrais a avaliar seu nível de maturidade em segurança cibernética e resiliência conforme está hoje em comparação com o que poderia ser necessário ao operar um sistema CBDC, avaliando e classificando como a organização adere às práticas descritas neste quadro’, escreveu o BIS.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Este não é o primeiro mergulho do BIS na pesquisa de CBDCs. Ele publicou outro relatório no final de junho focado em como os bancos comerciais poderiam tokenizar os depósitos dos clientes.

O resultado deste projeto e as recomendações do BIS podem ter um impacto significativo na forma como os bancos centrais em todo o mundo abordam a implementação e a segurança dos CBDCs.

Tags
Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile