Publicidade

BitCluster – Grande fazenda de mineração de criptomoedas será construída na Rússia

Por Jorge Siufi
BitCluster

A BitCluster é uma ampla empresa de criptomoedas sediada na Suiça, com empresas espalhadas pelo mundo.

Desde 2019 a empresa trabalha com mineração de criptomoedas, e agora está trabalhando num projeto ousado, que é a construção de uma mineradora de criptomoedas na Rússia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A fazenda de mineração será instalada em uma mina, na área industrial de Norilsk, que fornecerá 11,2 megawatts de eletricidade para a mineração de Bitcoin.

O projeto é ambicioso e a fazenda ocupará as terras da fundição de níquel de uma mineradora e fundidora russa que está fechada por motivos ambientais.

Além da mineração, a empresa possui um outro ideal interessante, que é o de fabricar e fornecer tokens lastreados em metais.

🎟️ BitSampa 2024: 50% dos ingressos do primeiro lote já vendidos!
Compre seu Ingresso Agora

Mas não é apenas por isso a escolha da BitCluster quanto à região.

Um importante projeto para a Rússia e para empresas de data center

Segundo Alexander Pestryakov, presidente do Conselho Municipal da cidade, o local é apropriado pois os territórios árticos são economicamente mais lucrativos para a localização de centros de processamento de dados diversos.

Em 2019, Pestryakov participou pessoalmente nas negociações com potenciais investidores e propôs a cidade do norte para a construção de data centers. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Temos linhas de comunicação de fibra óptica, capacidade energética, pessoal, e infraestrutura

Qualquer governo deve pensar por décadas à frente, e prever o desenvolvimento de tecnologias e urbanismo 

Alexander Pestryakov

A fazenda hospedará circuitos integrados de aplicativos específicos (ASICs) para os clientes que quiserem alugar tecnologia de mineração, cobrando taxas e aluguel.

Muitas empresas se interessam por este ramo uma vez que as mineradoras localizadas em regiões mais frias são muito mais econômicas que as localizadas em locais quentes.

A energia gasta para refrigerar os data centers é maior que a gasta para a própria mineração de criptomoedas, e em regiões frias esta refrigeração se faz naturalmente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disto, devido às usinas presentes na região a energia é bastante barata no local, o que diminui ainda mais os custos para empreendedores.

Os chineses são os principais clientes deste tipo de mineradora que aluga setores da fazenda para mineração, atuando como um prestador de serviço terceirizado de mineração.

A China possui regulamentações específicas quanto a este tipo de segmento de criptomoedas, e assim como na Rússia, empresas de mineração e as criptomoedas estão sob forte controle do Governo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esta é uma boa notícia em meio a enxurrada de notícias regulatórias e de restrições que envolve o Governo russo e as criptomoedas.

A BitCluster é mais uma empresa privada que investe pesado em criptomoedas, e a entrada de novos investidores e o desenvolvimento econômico de regiões estagnadas na Rússia podem auxiliar na flexibilização de Leis e direitos no país.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile