Publicidade

Bitcoin, Inflação e os Milionários que não chegaram na lua

Por Rodrigo Digital

O Bull market do Bitcoin favoreceu muitas carteiras, mas o número de “milionários” não parece ter acompanhado. A recente alta teve a companhia do tão esperado institucionais, que sempre foi objeto de comentários por parte dos traders de criptomoedas. Além desta companhia, o afrouxamento monetário favoreceu muito as ações das empresas e, também, o bitcoin, mas a recente austeridade monetária mudou o rumo das coisas.

Apesar de alguns acontecimentos exclusivos do mundo cripto, como a LUNA e a CELSIUS, o mercado de criptomoedas não regressou em termos de adoções. Na verdade, vários projetos vêm buscando resolver problemas específicos da economia dos criptoativos. Hoje em dia, a dúvida sobre a adoção do Bitcoin enfraqueceu, deixando de ser um “se todos adotarem” para “quando todos adotarem”. Vemos, atualmente, um mercado não mais avaliado pelo preço das criptomoedas, mas sim por sua tecnologia e resolução de problemas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essa visão de se voltar à tecnologia é algo que surge junto com o Bitcoin, que é uma tecnologia que surgiu respondendo os problemas financeiros do atual sistema lá em 2008. “Olhar os fundamentos” é uma prática que tem apenas crescido, mas que sempre esteve ao lado do Bitcoin. Ser uma resposta mais eficiente ao sistema financeiro é justamente o fundamento que dá ao bitcoin a capacidade de ser reserva de valor. Além de servir como hedge para as políticas monetárias atuais que levam a inflação, ele também funciona como um reserva para planos de longo prazo, como aposentadorias.

Como o Bitcoin surge a uma resposta às políticas monetárias, o atual cenário macroeconômico de estagflação tem potencial para direcionar a demanda por unidades monetárias ao próprio Bitcoin e outras criptomoedas. A natureza do Bitcoin já se mostrou eficaz contra essas políticas monetárias, por isso se entende que ele servirá como um grande escudo aos ataques das políticas monetárias às economias.

O fundamento do Bitcoin está aí e atualmente tem sido o maior defensor de seus suportes quando se trata de preço, fazendo com a lógica do mercado siga na óptica de “tecnologia-preço”, afastando o lado puramente especulativo dos criptoativos. Você gostou do conteúdo aqui? Acompanhe diretamente no canal do Rodrix Digital através do quadro Debate Descentralizado, que sai todo domingo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile