Publicidade

Bitcoin no topo: A indústria com maior uso de energia sustentável no mundo

Por BitNotícias
Foto: Midjourney

A mineração de Bitcoin é atualmente a maior usuária de energia sustentável (52,6%) entre os sub-setores industriais, de acordo com dados do modelo BEEST (Bitcoin Energy and Emissions Sustainability Tracker). Além disso, a mineração de Bitcoin alcançou o maior aumento no mix de energia sustentável (+38%) durante o período de Julho de 2019 a Junho de 2023, em comparação com outras indústrias globais.

Metodologia

Para energia elétrica, foi utilizada a figura de 36,7% de energia sustentável do Our World in Data, ajustada para a taxa atual de crescimento de energia sustentável, resultando em uma estimativa de 39,2% de mix de energia sustentável na rede global. Durante o período medido (Jul 2019 – Jun 2023), o mix de energia sustentável na rede global aumentou 2,6%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Setor Bancário: 39,2%

O consumo de energia do setor bancário vem quase inteiramente da eletricidade usada para alimentar uma rede de caixas eletrônicos, agências, servidores, cofres, datacenters e outros edifícios. Frotas de veículos blindados compõem parte do consumo de energia. Não havia dados disponíveis sobre a contribuição de energia não elétrica do setor bancário, então assumiu-se (generosamente) que 100% da energia do setor bancário vem do mix de energia global, dando à indústria o mesmo uso de energia sustentável e aumentos percentuais que a rede global.

Setor Industrial – média do setor: 32%

A IEA descobriu que o setor industrial diminuiu sua dependência de combustíveis fósseis de 72% para 68% entre 2010 e 2021. Sua taxa média de transição para energia sustentável é, portanto, de 0,4% ao ano (1,6% durante o período de 4 anos).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Indústria do Ouro: 12,8%

A indústria do ouro usa 67,22% de fontes não elétricas e 32,78% de fontes de energia elétrica. Quase todas as fontes de energia não elétricas eram baseadas em combustíveis fósseis. Essas fontes de energia elétrica, assumindo a média global de mix de energia, eram 39,2% de energia sustentável, dando à indústria do ouro uma média de 12,8% de mix de energia sustentável.

Indústria do Ferro e Aço: 9,8%

O carvão atualmente atende cerca de 75% da demanda energética do setor. Assumindo que os 25% restantes do setor são alimentados por eletricidade, o mix de energia sustentável da indústria do ferro e aço é de 9,8%.

Agricultura: 19,6%

Nossos cálculos para o setor agrícola são os menos confiáveis, então optamos por um número provável de uso máximo de energia sustentável. Números exatos para o uso de combustíveis fósseis parao setor agrícola foram difíceis de encontrar. No entanto, aprendemos que o setor agrícola usa principalmente combustíveis fósseis, de acordo com Seaforell.org. Com a suposição (generosa) de que “a maioria” significa 50,01% e que o restante vem da eletricidade, isso resulta em um mix de energia sustentável para o setor agrícola de 19,6%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Reciclagem de Zinco: 1%

A reciclagem de zinco é uma das poucas indústrias onde a reciclagem tem uma pegada de carbono maior do que a extração bruta. Atualmente, a reciclagem ocorre por meio de um processo pirometalúrgico envolvendo fornos Waelz, que são alimentados por carvão. Embora a Zincovery esteja desenvolvendo métodos para descarbonizar a indústria de reciclagem de zinco, esses métodos ainda estão a alguns anos de serem amplamente implantados.

Os dados indicam que a mineração de Bitcoin está liderando o caminho em termos de uso de energia sustentável em comparação com outros setores industriais. Isso desafia a narrativa comum de que a mineração de Bitcoin é prejudicial ao meio ambiente devido ao seu alto consumo de energia. No entanto, é importante notar que o aumento no uso de energia sustentável em muitos setores é em grande parte devido à “esverdeamento da rede”, e não necessariamente a esforços individuais das indústrias para se tornarem mais verdes.

Compartilhe este artigo
Siga:
Notícias sobre Bitcoin, Web 3.0, Criptomoedas e muito mais!
Sair da versão mobile