Publicidade

Bitcoin pode ser moeda global no futuro, diz CEO da Nasdaq

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Nesta semana, acontece o Forúm Econômico Mundial em Davos. O tema deste ano é “Globalização 4.0” e como os setores público e privado podem trabalhar juntos para tornar o mundo mais justo, transparente e estável. O evento é um ótimo lugar para ouvir diversas opiniões sobre tópicos e tendências que continuarão a moldar e impulsionar a economia global, impactar os mercados globais e estruturar s tomada de decisões nos próximos anos.

Adena Friedman, presidente e CEO da Nasdaq, publicou em seu LinkedIn sobre os tópicos comentados e citou que as criptomoedas têm grandes chances de se tornarem uma moeda global no futuro. Em suas palavras:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Faz mais de uma década desde que o Bitcoin conquistou o mundo. Com várias milhares de criptomoedas concorrentes disputando à atenção dos investidores, o mundo das “criptos” passou pela primeira fase clássica do ciclo de vida da invenção, marcada por pioneiros, seguido de campanha publicitária, seguido pela proliferação dos recém-chegados e, em seguida, uma dose de realidade. O que vem a seguir é um dos dois resultados:

  1. Ou a inovação encontra utilidade prática seguida por anos de processo comercial estável e sustentável e integra no tecido econômico (por exemplo, a internet); ou
  2. A invenção não consegue uma ampla adoção e suas aplicações comerciais como meio de troca são limitadas (por exemplo, o Segway).

No entanto, é difícil ignorar a enorme quantidade de investidores, incluindo alguns dos investidores globais mais sofisticados, lançados em moedas digitais nos últimos anos. A invenção em si é uma tremenda demonstração genialidade e criatividade, e merece uma oportunidade para encontrar um futuro sustentável em nossa economia. Argumentaríamos que dois ingredientes fundamentais para estabelecer uma utilidade prática e um valor mais estável são a governança e clareza regulatória – ambos contrários à intenção original de uma moeda global descentralizada e ingovernável. E, no entanto, assim como as trocas, a transparência e a justiça são as chaves para confiar, e sem algum nível de supervisão e regulamentação, não é possível demonstrar um nível de transparência e justiça que criará confiança. Na Nasdaq, estamos trabalhando para ajudar as criptomoedas a obter a confiança dos investidores, oferecendo nossa tecnologia de correspondência comercial, compensação e integridade comercial para as bolsas de start-up. Também investimos no Erisx, um mercado institucional para criptomoedas e futuros. Enquanto este ano será outro campo de testes para criptomoedas, acreditamos que as moedas digitais terāo um papel no futuro. A extensão de seu impacto dependerá da evolução da regulamentação e da adoção institucional mais ampla.”

Conforme relatado, a Nasdaq forneceu sua tecnologia de vigilância de mercado da SMARTS para os principais participantes do setor, como a bolsa Gemini, dos Winklevoss, que permite que a plataforma monitore comportamento comercial suspeito em uma tentativa de impedir a manipulação do mercado. No início deste mês, a DX Exchange, uma plataforma que o usa o Financial Information Exchange (FIX) da Nasdaq, lançou negociações de criptomoedas e ações tradicionais. Em dezembro, a Erisx, mercado institucional para cripto, levantou $27,5 milhões de dólares da Nasdaq Ventures e da Fidelity Investments.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile