Bitcoin registra melhor janeiro dos últimos sete anos

O Bitcoin registrou o melhor seu melhor janeiro dos últimos sete anos. A maior criptomoeda que no começo do mês estava sendo negociada próximo dos U$ 7.200, fechou janeiro valendo quase U$ 9.400. No total, em janeiro o BTC acumulou uma valorização de 30%.

Olhando para trás, o Bitcoin não registrava um ganho no primeiro mês do ano desde 2013. Em janeiro daquele ano, a principal criptomoeda registrou uma valorização de 54,50%. 

O que impulsionou o bitcoin este ano?

Contudo, não só de ganhos vive o BTC. Observando os últimos anos, notamos que janeiro registra alta volatilidade para o bitcoin, apresentando grandes variações no preço, tanto positivas quanto negativas.  De fato, enquanto melhor janeiro para a criptomoeda foi o de 2013, o pior deles foi o de 2015, quando a moeda desvalorizou 32%, seguido de 2018, com uma retração de 29%.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para analistas do mercado, vários fatores levaram a alta registrada em janeiro deste ano. A começar pelo conflito entre EUA e Irã no início do ano. Um ataque do exército americano realizado no aeroporto de Bagdá, resultou na morte de na morte de Qasem Soleimani, major-general da Guarda Revolucionária Islâmica. Na época, a crise entre os dois países tirou o bitcoin de uma tendência de baixa, fazendo-o passar de U$ 6.600 para quase U$7.400, em poucas horas. 

Em seguida, analistas apontaram para o ano novo chinês como um possível fator desestimulador para a crescente alta que a criptomoeda vinha registrando. Historicamente, o evento chinês afeta negativamente o valor da criptomoeda, devido a uma tradição milenar. Porém, este ano não foi o que aconteceu. O BTC enfrentou as liquidações de ano novo chinês e se manteve em alta. 

Muitos apontaram para o coronavírus como catalisador para o Bitcoin não se enfraquecer durante esta época do ano. De fato, devido ao surto do vírus de Wuhan, muitas famílias não puderam se encontrar devido a quarentas de algumas áreas no país. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro possível fator para o ótimo janeiro, é o halving do Bitcoin esperado para maio deste ano. Historicamente a criptomoeda tende a crescer após o evento. Entretanto, a expectativa pela redução da recompensa por mineração pode estar influenciando positivamente o valor do Bitcoin.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile