Desde junho de 2019, a popular fabricante americana de veículos elétricos, Tesla, vê seu preço das ações subir no que os comentaristas estão chamando de bolha. Mas a bolha pode ter acabado de estourar.
Somente no último mês, as ações da Tesla (TSLA) dobraram, passando de US $ 450 para US $ 991. Este é um aumento de 450% desde junho do ano passado, quando foram avaliados em US $ 180. Grande parte desse crescimento recente ocorreu após o anúncio do Tesla CyberTruck, que garantiu mais de 250.000 encomendas no espaço de uma semana.
Atualmente, a TSLA fica em apenas US $ 872, depois de ver US $ 100 (ou quase 10%) cortados de seu valor após uma falha instantânea que ocorreu poucas horas atrás. Talvez, a Tesla tenha atingido seu pico.
Como é comum em qualquer ativo que experimenta esse crescimento meteórico, analistas de mercado e investidores já começaram a traçar paralelos com o Bitcoin (BTC), uma vez que tanto a Tesla quanto o Bitcoin demonstraram agora uma ação de preço parabólica seguida por uma queda repentina.
Esse crescimento parabólico viu brevemente a capitalização de mercado da Tesla exceder a do Bitcoin. No entanto, a queda repentina fez sua capitalização de mercado cair para US $ 159 bilhões, enquanto o Bitcoin ganhou 3,2%, atingindo quase US $ 172 bilhões hoje.
O Bitcoin foi amplamente descartado como uma bolha por economistas famosos quando seu preço subiu para US $ 20.000 antes de cair. No entanto, depois de cair para US $ 4.000, ele voltou a subir para US $ 9.450 e ameaça quebrar US $ 10.000 mais uma vez.
Embora o preço do Bitcoin possa ter caído desde 2017, mais pessoas continuam usando a rede do que antes. Foram necessários oito anos para que 250.000 transações fossem processadas na rede Bitcoin. Levou apenas três anos para que esse número chegasse a 500.000, mostrando um rápido aumento no número de transações feitas diariamente.