Em meio a um mercado de baixa, a plataforma de negociação da Bitfinex amanheceu, nesta sexta-feira (28), fora do ar. A empresa informou por meio de seu site que estava conduzindo uma manutenção não programada. Além disso, a empresa afirmou estar investigando o que teria motivado a queda de sua plataforma.
Segundo a Bitfinex, sua plataforma teria saído do ar por conta de ataques hacker. Entretanto, os clientes podem ficar despreocupados pois foi apenas um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), não comprometendo a integridade dos dados e saldos de seus clientes.
Considerada uma das maiores e mais populares exchanges do mundo, esta não é a primeira vez que a Bitfinex sofre ataques. Em 2016, a empresa sofreu um ataque hacker bem sucedido que resultou na perda de 120 mil BTC. Esse ataque foi considerado um dos maiores na época, ficando atrás somente do ataque à MTGox.
Contudo, o recente ataque foi prontamente resolvido pela equipe da exchange. Poucas horas após a plataforma ficar fora do ar, ela já estava ativa novamente. Segundo a empresa, foi implementado uma nova camada de proteção que deverão conter futuros ataques à plataforma.
Entretanto, as poucas horas inativas foram suficientes para diminuir consideravelmente o volume de negociação da plataforma. O volume diário de transações caiu mais de 27% nas últimas 24 horas.