Publicidade

Bitfinex pretende recuperar dinheiro perdido através de venda de token

Por Bruna Grybogi

Há pouco mais de uma semana, a Bitfinex enfrentou acusações de perda de fundos. Agora, sua matriz, iFinex, está planejando recuperar temporariamente esses fundos através de uma venda de tokens.

A Bitfinex ainda não anunciou oficialmente uma venda simbólica, mas Zhao Dong, um importante acionista, vazou um documento que revela detalhes sobre a venda planejada. Embora não discuta detalhes técnicos sobre o token, como um white paper faria, ele descreve o procedimento da venda e seus incentivos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Perda silenciosa

No dia 25 de abril, o escritório do Procurador Geral de Nova York acusou a iFinex e a Bitfinex de fraude. Alegadamente, as operadoras de Bitfinex perderam até US$ 850 milhões e encobriram a perda silenciosamente retirando fundo de reserva da Tether. Posteriormente, os procedimentos revelaram que apenas 74% do fornecimento do token Tether é suficientemente respaldado.

Embora a Bitfinex alegue que os seus fundos em falta foram indevidamente apreendidos do seu processador de pagamentos, Crypto Capital, esses fundos são, no entanto, inacessíveis. Esta venda é mais uma admissão desse fato: o documento revela que “pelo menos 95% dos fundos líquidos recuperados da Crypto Capital” serão usados ​​para recomprar tokens.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Essencialmente, os recursos da ficha LEO (token) fornecerão à Bitfinex um substituto para seus fundos ausentes até que esses fundos sejam recuperados. Os investidores qualificados serão incentivados a comprar o token, pois receberão descontos de negociação da Bitfinex. A venda também será privada: não será anunciada para investidores em geral.

Bitfinex irá se recuperar?

Embora os críticos acreditem que esse plano irá fracassar, a Bitfinex fez algo parecido antes: em 2017, realizou uma venda simbólica de US$ 72 milhões e recompra após uma crise anterior. Isso permitiu que ela se recuperasse com sucesso. Obviamente, a quantia em jogo desta vez é várias vezes maior, o que poderia tornar a recuperação muito mais difícil.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Além disso, esta venda é talvez uma das poucas maneiras que a iFinex pode financiar Bitfinex e Tether, já que as duas empresas foram impedidas de transferir fundos entre si. A venda simbólica será realizada por meio de uma “subsidiária para fins especiais”, que presumivelmente poderá movimentar fundos com mais liberdade.

De qualquer forma, ainda não está claro se a venda realmente ocorrerá. O documento descreve-se como um “documento de marketing” que “não é juridicamente vinculativo”. Nem a Bitfinex nem a iFinex falaram que o documento é oficial – e embora o documento provavelmente seja oficial, os planos das empresas poderiam facilmente mudar nesse meio tempo.

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile