Publicidade

Bitfinex responde sobre as alegações de manipulação do mercado de BTC em 2017

Por Bruna Grybogi

Ontem (5), o CTO da Bitfinex, Paolo Ardoino, respondeu no Twitter sobre as acusações de manipulação do mercado de Bitcoin com a Tether em 2017.

Twitter: @paoloardoino

As acusações vêm de um estudo dos professores, John Griffin, da Universidade do Texas, e Amin Shams, da Ohio State University.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O estudo alega que a bolha do final de 2017 foi causada por uma única baleia que teria manipulado o preço do Bitcoin na Bitfinex usando a Tether, comprando grandes quantidades de BTC com USDT quando o preço estava caindo.

Segundo o acusado, o estudo é fundamentalmente não confiável, porque é baseado em conjuntos de dados muito limitados e também seria enviesado.

O conselheiro geral da Tether, Stuart Hoegner, também declarou:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Esta é uma clara tentativa de usar a aparência da academia para obter dinheiro mercenário. Atualizando ou não, o artigo carece de rigor acadêmico.”

Bitcoin em 2017

Em 2017, muitos membros da comunidade cripto estavam ativos no mercado e lembram o hype incrível que gerou a bolha. A pesquisa dos professores parece falha quando comparada à realidade daqueles meses, quando milhões de pessoas entraram no mercado de criptomoeda ao redor do mundo por causa do FOMO que se espalhou rapidamente.

Além disso, toda vez que o preço do Bitcoin sobe muito e em pouco tempo, alguém descobre a história da manipulação do mercado. E essa não é a primeira vez que isso acontece. Provavelmente, também não será a última.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O analista da VanEck, Gabor Gurbacs, refutou o estudo alegando que os autores realmente não entendiam a própria estrutura do mercado de Bitcoin. De acordo com Gurbacs, a corrida de preços do BTC em 2017 foi “orgânica”.

“Continuo decepcionado com os acadêmicos da carreira que não conseguem entender os conceitos básicos da estrutura de mercado de Bitcoin/cripto, bem como os fundamentos de causa e efeito. O aumento da corrente é resultado da demanda orgânica de Bitcoin e criptomoeda em períodos de hiper-crescimento.”, disse Gurbacs.

Não é por acaso que a disseminação da hipótese de uma única baleia que manipulou o preço do Bitcoin não foi capaz de enfraquecer o valor da criptomoeda, já que a comunidade recebeu a teoria com uma certa frieza.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile