A empresa de software BitTorrent anunciou que lançará a versão beta pública de seu aplicativo de mídia social descentralizado, BitTorrent Live, no segundo trimestre de 2019, em um comunicado de imprensa em 27 de março.
Pelo comunicado, a empresa começou a oferecer acesso antecipado ao serviço de streaming BitTorrent Live hoje. O aplicativo, uma plataforma de mídia social baseada em vídeo, aparentemente semelhante ao Snapchat e ao TikTok, permite que os usuários criem conteúdo ao vivo e se conectem com outras pessoas por meio de dispositivos móveis.
O serviço também permitirá que seus usuários façam um livestream de qualquer lugar que tenha acesso à internet, enquanto os espectadores poderão dar feedback e curtir instantaneamente. Os usuários do aplicativo também podem pesquisar por assuntos nos quais estão interessados.
BitTorrent Live não é realmente novo, em 2012, Bram Cohen – o autor do BitTorrent – disse que seu objetivo com a plataforma era “matar a televisão”. Enquanto o software não é novo, seu personagem mudou muito ao longo do tempo.
A primeira versão do BitTorrent Live foi principalmente apenas um novo protocolo de entrega de conteúdo, não um aplicativo de mídia social. A versão inicial do aplicativo foi encerrada depois que a empresa tentou, sem sucesso, levantar fundos para ativá-la como uma empresa independente em abril de 2017.
Em janeiro, o ex-diretor de estratégia da BitTorrent, Simon Morris, disse que a Tron não conseguiria administrar o volume de transações necessário para transformar o BitTorrent em token. Morris afirmou que “não há como” o blockchain da Tron conseguir lidar com o volume de transações que o sistema exigiria.