Publicidade

BlackRock dá entrada em pedido de Trust de Bitcoin junto à SEC

Por Jorge Siufi
Foto: BlackRock

A BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, deu entrada com um pedido de registro de ‘Trust’ ou fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin nos EUA.

Inicialmente a CoinShares publicou que uma fonte próxima à BlackRock havia relatado sobre a solicitação do Trust de Bitcoin da empresa junto à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. Logo após a divulgação da informação o registro foi disponibilizado na página da SEC.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A BlackRock iniciou suas participações no mercado cripto em 2021, quando comprou ‘uma pequena’ quantidade de Bitcoin no mês de fevereiro e adquiriu futuros de Bitcoin no mês de março.

No início de 2022 a CoinDesk informou que a empresa lançaria uma plataforma de negociação de criptoativos e empréstimos garantidos por ativos digitais. E em agosto de 2022 a empresa lançou seu primeiro produto de investimento com a criptomoeda, o Bitcoin Private Trust, um fundo privado de Bitcoin spot.

iShares Bitcoin Trust

O iShares Bitcoin Trust é um fideicomisso estatutário da BlackRock Delaware que emitirá ações que representam participações beneficiárias indivisíveis fracionárias em seus ativos líquidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os ativos do Trust são principalmente Bitcoins que serão mantidos pela Coinbase Custody Trust Company, LLC.

A BlackRock Fund Advisors será a administradora do Trust. O fundo também terá participação em dinheiro, que será custodiado pelo Bank of New York Mellon.

Esta é mais uma parceria da Blackrock com a Coinbase. Em agosto do ano passado foi anunciado uma parceria entre as empresas para oferecer aos investidores institucionais da BlackRock acesso a investimentos com Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ainda não está claro se o Trust será para um produto à vista (spot). O fato é que a própria BlackRock sabe das limitações de pedidos de ETF de Bitcoin e Ether, e que a SEC nunca aprovou um registro para produto no preço à vista.

No ano passado o CEO da BlackROck, Larry Fink, disse que a empresa estudava as moedas digitais, as stablecoins e a tecnologia blockchain para entender como elas poderia ajudar a atender os clientes da empresa.

Mas um porta-voz da empresa disse que valia a pena lembrar que a SEC ainda não havia aprovado um pedido de ETF de Bitcoin à vista.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Regulação

No documento consta que o Trust ‘não é uma empresa de investimento registrada nos Estados Unidos Investment Company Act de 1940’. E que o ‘Patrocinador não está registrado na SEC como um consultor de investimentos e não está sujeito à regulamentação da SEC como tal em conexão com suas atividades com relação ao Trust’.

Também traz que o Trust não é um pool de commodities para fins da Lei de Bolsa de Mercadorias dos Estados Unidos de 1936′. E que e o ‘Patrocinador não está sujeito à regulamentação da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC) dos EUA como um operador de pool de commodities ou um consultor de negociação de commodities em relação ao Trust’.

Até o momento desta edição a BlackRock não havia comentado sobre a entrada junto à SEC com pedido de lançamento de um ETF em Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile