Publicidade

Blockchain da Dogecoin supera numero de transações do Bitcoin e Ethereum

Por Luciano Rodrigues

Dogecoin, a principal memecoin do mercado, está vivenciando um surto de spam na rede tão significativo que agora está processando mais transações do que o Ethereum, um dos maiores blockchains do mundo.

Na semana passada, Dogecoin registrou mais de 7,9 milhões de transações, quase 11% a mais que as 7,2 milhões do Ethereum e mais que o dobro das do Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Esse aumento é impressionante, considerando que desde 2015, a rede Dogecoin realiza em média apenas 30.000 transações diárias – menos de 5% do número do Ethereum. Este salto repentino foi impulsionado pelo Bitcoin Ordinals, juntamente com entusiastas de criptomoedas que estão ansiosos para aproveitar o frenesi em torno do novo sistema de tokens.

Os Bitcoin Ordinals, não são exatamente como os NFTs encontrados no Ethereum ou Solana. Estes são tokens não fungíveis que são cunhados através de contratos inteligentes e aderem aos seus próprios padrões de token, aplicados por carteiras, mercados e outras infraestruturas importantes na Web3.

Em contraste, os Ordinals são determinados por dados “inscritos” em satoshis individuais, que são a menor denominação do Bitcoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: Análise gráfica do BTC: Criptomoeda deverá fechar o primeiro mês do ano no vermelho

Dogecoin

Os tokens BRC-20, que seguem o padrão ERC-20 da Ethereum, logo seguiram os Ordinals. A campanha em torno das altcoins movidos a Bitcoin e satoshis colecionáveis levou a um ressurgimento da demanda por espaço no blockchain, aumentando as taxas enquanto elevava as contagens de transações e acúmulos de memória para níveis recorde.

Dogecoin, devido às suas semelhanças com Bitcoin (Dogecoin é um fork do Luckycoin, que por sua vez é um fork do Litecoin que é um fork do Bitcoin), rapidamente viu os desenvolvedores codificarem métodos para cunhar tokens Dogecoin da mesma forma que Ordinals e BRC-20s.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Porém, a situação do Dogecoin é um pouco diferente. Enquanto o Bitcoin tem várias plataformas onde os comerciantes podem trocar Ordinals e BRC-20s, Dogecoin não possui esse tipo de infraestrutura. Isso é complicado pelo fato de que muitos tokens estão sendo cunhados com o mesmo nome no Dogecoin, tornando praticamente impossível formar um mercado legítimo em torno deles.

Recentemente, BRC-20 e Ordinals individualmente representaram mais da metade de todas as transações de Bitcoin, e é incerto quantas transações relacionadas a DRC-20 estão passando pelo Dogecoin no momento.

Apesar disso, Dogecoin ainda está vendo atividade legítima ao lado de especuladores que estão cunhando tokens Dogecoin. O valor médio da transação é de quase 77 DOGE (US$ 5,46).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também: ‘Bitcoin é a salvação’, diz autor do best-seller ‘Pai rico, pai pobre’ diante de possível calote dos EUA

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile