A mídia tradicional está longe de elogiar o bitcoin e as criptomoedas nos últimos anos. O vitriol e o FUD ganham as manchetes, mas é largamente baseado na ignorância da tecnologia e seu ethos. A gigante da indústria Bloomberg pode finalmente estar se preparando para o bitcoin, mas outros seguirão?
Bitcoin parece ter finalmente iniciado sua correção a partir de um rally que adicionou quase 270% ao seu preço desde o início do ano. Os grandes nomes da grande mídia estão dedicando maiores vagas para o BTC e seus irmãos, já que o inverno cripto se desfez.
Em um recente artigo de opinião da Bloomberg, o canal finalmente admitiu que a cripto está aqui para ficar.
“A pergunta óbvia é a seguinte: se o Bitcoin era apenas uma bolha para começar, por que ele está voltando dessa maneira? A resposta é que as criptomoedas, de uma forma ou de outra, provavelmente estão aqui para ficar.”
O comunicado continua a supor que a recente guerra comercial entre EUA e China pode ter tido algo a ver com o aumento de preço épico, mas com a volátil do bitcoin nos últimos dois meses.
Acrescentando que a China não liberalizará e continuará com seus controles de capital, estes podem ser fatores que levam as pessoas a usar o bitcoin, que ainda é tecnicamente banido na República Popular.
A segunda razão pela qual a Bloomberg acredita que o bitcoin está aqui hoje tem algo a ver com as duras leis fiscais dos EUA. Com os impostos sobre a riqueza propostos, os ricos vão procurar lojas offshore de valor intocável por governos vorazes, e o BTC se encaixa perfeitamente.
O projeto Libra do Facebook também foi citado como um impulso para o bitcoin. Naturalmente, um bilionário e um monte de monopólios de tecnologia dos EUA controlando uma moeda global não é um bom cenário, mas introduzirá o conceito de transferência de cripto para milhões de pessoas que, de outra forma, nunca teriam se envolvido.