Publicidade

Bolsa de Valores de Madrid vai usar blockchain em certificados de garantias.

Por Bia Gomes
Foto: BitNotícias

Bolsa de Madrid (BME), a maior bolsa de valores da Espanha, disse que no final do ano espera estar com um sistema baseado em blockchain para certificar as garantias indiretas depois de testar a tecnologia.

O teste “mostrou uma redução no tempo total de processos end-to-end superior a 80 por cento”, disse o BME, bem como o potencial para melhorar radicalmente o gerenciamento operacional e de risco dos participantes. O sistema permite que os participantes do mercado evitem trocar certificados em papel e monitorar o processo em tempo real, disse a bolsa.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A prova de conceito (PoC) foi desenvolvida pela própria divisão de distributed ledger technology da BME, DLT-Lab, em colaboração com reguladores e outras instituições financeiras, disse a BME, incluindo sua subsidiária, BME Clearing; o depositário central espanhol de valores mobiliários IBERCLEAR; e o banco de investimento Renta 4 Banco, que prometeu garantias para cobrir as posições dos clientes.

“A tecnologia DLT nos permite reduzir drasticamente os tempos e melhorar a operação e o controle do sistema, oferecendo segurança legal para certificados gerados eletronicamente e mantendo a privacidade e a conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados”, disse Berta Ares, chefe de transformação digital da BME, no comunicado de imprensa.

Esta não é a primeira vez que a BME mergulha no mundo das blockchain: no verão passado, ela contribuiu para um projeto piloto conjunto de vários bancos espanhóis chamado Fast Track Listing (FTL).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile