Publicidade

Califórnia – Diversas empresas de criptoativos estão sendo investigadas por supostamente cometerem crimes financeiros

Por Jorge Siufi

As autoridades do estado norte-americano da Califórnia estão investigando 12 empresas de criptoativos sob a suspeita de formação de esquemas de pirâmide e por cometerem outros tipos de crimes financeiros.

Exchange Nexos e mais 11

O Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia (DFPI) está investigando e emitindo ordens de busca e apreensão em empresas de criptoativos que supostamente estão violando as Leis de Valores Mobiliários da Califórnia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O DFPI acusa as empresas de usarem fundos dos investidores para pagar supostos lucros a outros investidores, além de cometerem outros crimes financeiros.

Aparentemente cada uma das empresas envolvidas oferecia algum tipo de programa financeiro de referência que funcionava como um esquema de pirâmide, disse em nota o DFPI.

“As organizações prometiam pagar comissões aos investidores se atraíssem novos investidores e comissões adicionais se atraíssem investidores, por sua vez, atraíssem novos investidores. E assim por diante”, disse Clothilde Hewlett, comissária da DFPI.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Toda a investigação começou com as suspeitas sobre a exchange Nexos.

O Departamento acusou a empresa de vender títulos não qualificados na forma de faturas de produtos de receita de juros desde de junho de 2020.

Segundo o DFPI, outras 11 empresas financeiras de criptoativos estão sendo investigadas por usarem de esquemas clássicos de crimes financeiros, onde programas de investimentos com altos rendimentos são oferecidos para atrair novos investidores e aplicar-lhes golpes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Continuaremos a proteger os interesses dos consumidores e investidores da Califórnia contra golpes de criptomoedas. Nossas ações ajudarão não apenas a proteger os consumidores, mas também a estabelecer o estado como o melhor lugar para fazer negócios com criptomoedas”, disse Hewlett.

As entidades regulatórias do estado da Califórnia estão discutindo a criação de um Projeto de Lei para regulamentar empresas e investimentos com criptoativos e assim conceder uma espécie de visto regulatório para o mercado, assim como já existe em outros estados norte-americanos.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile