Publicidade

CFTC contraria a SEC e afirma que Bitcoin, Ethereum e Litecoin são commodities

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

A Comissão de Negociação de Futuros de Commodities dos EUA (CFTC), anunciou nesta terça-feira, 26, uma ação judicial contra a exchange de criptomoedas Kucoin.  A ação integra as acusações feitas Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a exchange e seus dois fundadores.

Eles são acusados de conspirar para violar a Lei de Sigilo Bancário ao não operar um programa antilavagem de dinheiro compatível. Como resultado, eles supostamente permitiram que a lavagem de dinheiro e atividades terroristas fossem canalizadas através da plataforma.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No caso da CFTC, os fundadores e a exchange são acusados de operar commodities nos EUA sem seguir as regras da CFTC. Interessante notar que no processo o regulador americano contraria as posições da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) e alega que tanto Bitcoin como Ethereum e Litecoin são commodities e não ‘valores mobiliários’.

A classificação da CFTC pode ‘prejudicar’ os planos da SEC que vinha sinalizando a possibilidade de enquadrar o Ethereum como um valor mobiliário e, como resultado, forçar a remoção de ETH das exchanges de criptomoedas no país.

Agora, com o CFTC classificando Bitcoin, Ethereum e Litecoin como commodities, outras criptomoedas processadas e classificadas pela SEC como valor mobiliário, como é o caso da Solana, podem aproveitar a ‘brecha’ para recorrer judicialmente contra a decisão do regulador.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No caso do processo do CFTC contra a Kucoin, os fundadores da empresa, Chun Gan e Ke Tang, ambos cidadãos chineses, foram acusados ​​juntamente com Flashdot Limited, Peken Global Limited e Phoenixfin Private Limited.

Os fundadores continuam foragidos.

Kucoin

No caso do processo feito pelo Departamento de Justiça dos EUA, o DOJ afirma que a KuCoin não conseguiu se registrar como empresa de transmissão de dinheiro na Rede de Execução de Crimes Financeiros do Departamento do Tesouro dos EUA (FinCEN) e como comerciante de comissões de futuros na Comissão de Negociação de Mercadorias e Futuros dos EUA (CFTC).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As notícias das acusações do Departamento de Justiça contra a KuCoin e seus fundadores tiveram um forte impacto no ecossistema criptográfico nativo da bolsa, fazendo com que o valor do token  da KuCoin (KCS) despencasse.

Poucas horas após o anúncio, o KCS sofreu uma queda repentina de mais de 12%, caindo de US$ 14,40 para US$ 12,55. Isto marca o pior dia para KCS desde dezembro de 2023 e coloca à prova o suporte da moeda na média móvel exponencial dos últimos 55 dias (EMA55). Até agora, a EMA55 parece estar forte, mas o impacto a longo prazo das taxas sobre a bolsa e o seu token nativo ainda não foi visto.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile