Publicidade

Chainlink: a criptomoeda que subiu 839% em relação ao dólar americano até agora

Por Bruna Grybogi
Foto: BitNotícias

Forbes: O preço do Bitcoin praticamente triplicou desde o início do ano, e a maioria das pessoas associaram os movimentos de preços com o hype em torno da criptomoeda Libra do Facebook.

Embora o Bitcoin tenha valorizado este ano, quase todas as principais altcoins não conseguiram acompanhar o ritmo. Na verdade, o Bitcoin SV (BSV) e a Chainlink (LINK) são os únicos dois símbolos alternativos ao Bitcoin que tiveram uma maior alta nos últimos três meses, de acordo com Longhash.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O BSV é apoiado, principalmente, por uma personalidade que afirma ser o criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, mas nunca foi capaz de provar isso. De fato, muitos no espaço criptográfico se referem a ele como um fraudador.

Por outro lado, LINK é o token associado a um projeto que tenta solucionar o problema oracular da Ethereum. LINK não teria sido considerada um grande ativo de criptografia no início do ano, mas a token subiu 839% em relação ao dólar americano até agora, de acordo com o OpenMarketCap.

O que é a Chainlink?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O problema do oráculo é, basicamente, que as plataformas de contratação inteligente como a Ethereum não têm conhecimento de dados do mundo real. Isso significa efetivamente que, por exemplo, um simples contrato inteligente em que dois usuários da Ethereum apostam um pouco no resultado de um evento esportivo envolverá um terceiro confiável para decidir quem ganhou a aposta após o término do evento.

A solução da Chainlink para o problema envolve o uso de uma rede descentralizada de oráculos para reduzir os riscos associados à colocação de confiança em um único terceiro. Afinal, um dos princípios fundamentais dessa tecnologia é que terceiros confiáveis ​​são falhas na segurança e devem ser evitados a todo custo.

Enquanto a Chainlink usa mecanismos como reputação colateral para melhorar a confiabilidade dos oráculos em seu sistema, ela pode não resolver o problema do oráculo em sua totalidade, já que é uma questão que só pode ser respondida depois que o projeto tenha operado na natureza por um longo período de tempo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

É possível que algo como o Augur ou o Bitcoin Hivemind seja necessário para fornecer uma rede de oráculos suficientemente descentralizada.

O token LINK

O token LINK é usado na rede Chainlink para atividades como pagamento de dados e apresentação de garantias. Esse modelo econômico tenta criar os incentivos apropriados para que o valor da LINK aumente à medida que mais entidades entrem na rede para fornecer serviços oracular.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Embora esse modelo pareça ter sentido à primeira vista, não está claro se o token LINK adicional é necessário. Assim como a Uniswap, eventualmente, lançou uma rede de intercâmbio descentralizada na Ethereum sem um token nativo, uma situação semelhante poderia ocorrer com a Chainlink. Já existem outras soluções, como contratos discretos de log, que existem na natureza e têm como objetivo resolver o problema oracular de uma maneira diferente, sem a necessidade de algo como a LINK.

Embora a LINK tenha sido a queridinha do mercado de ativos de criptografia em 2019, é importante lembrar que esses tipos de moedas podem cair com a mesma rapidez com que aumentam.

 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile