Elvira Nabiullina, presidente do Banco da Rússia, afirmou que a fase piloto do rublo digital será estendida, mas qualquer decisão sobre a escalabilidade em massa não será tomada antes de 2025. Nabiullina fez essas declarações esclarecedoras em 8 de abril durante uma reunião conjunta de comitês da Duma Estatal, a câmara baixa da Assembleia Federal Russa.
Os comentários de Nabiullina parecem refutar declarações recentes feitas por Anatoly Aksakov, presidente do Comitê da Duma Estatal sobre o Mercado Financeiro. Segundo uma publicação da Assembleia Federal Russa, Aksakov sugeriu que o lançamento em massa da Moeda Digital do Banco Central (CBDC) começaria no próximo ano. Ele acrescentou que até 2026, os russos começariam a usar a CBDC para pagar por bens e serviços.
- Leia também: Banco alemão, Deutsche Bank, destaca que o otimismo com relação ao Bitcoin está aumentando
Rublo Digital
Em suas observações, publicadas pela RIA Novosti, Nabiullina abordou as frequentes perguntas que recebe sobre quando o CBDC russo estará disponível para uso generalizado. Em suas respostas, a chefe do Banco da Rússia disse que sempre enfatizou que este será um processo natural.
“Nos perguntam: quando o rublo digital se tornará um produto em massa? Em nossa opinião, isso levará de cinco a sete anos. Este será um processo natural porque a escolha das pessoas e das empresas é fundamental; deve ser conveniente para elas”, disse a chefe do Banco da Rússia.
De acordo com Nabiullina, os resultados da fase piloto serão o principal fator determinante que influenciará a decisão de lançar o CBDC em grande escala.