Publicidade

China desmente lançamento de moeda digital apoiada pelo governo em 2020

Por Bruna Grybogi

O Banco Popular da China (PBOC) emitiu na data de hoje (13) uma nota oficial com a finalidade de esclarecer os rumores de um possível lançamento de uma moeda digital apoiada pelo governo chinês até o primeiro trimestre de 2020.

Conforme consta no anúncio, “O Banco Popular da China não emitiu moeda digital legal (DC / EP) e não autorizou nenhuma plataforma de negociação de ativos para realizar transações. O Banco Popular da China estuda a moeda digital legal desde 2014 e ainda está em processo de pesquisa e teste”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A declaração do PBOC vem como respostas às alegações feitas por Jack Lee, fundador da HCM Capital, de que a moeda digital chinesa poderia ser apresentada em até três meses.

Em entrevista à CNBC, na última segunda-feira (11), Lee afirmou que o banco estatal chinês já teria desenvolvido toda a estrutura necessária para emitir uma moeda digital, chamada de Pagamento Eletrônico de Moeda Digital (DCEP), esta que deverá ser integrada a bancos comerciais e redes de pagamentos de terceiros como a Alipay e WeChat Pay. Segundo Lee, “eles [PBOC] já têm todo o sistema e a rede prontos. Acho que você verá isso em
breve, nos próximos dois a três meses”
.

Ainda que o lançamento da moeda digital chinesa continue sem data definida, a China tem avançado rapidamente em direção da soberania financeira digital após o presidente chinês, Xi Jingping, incitar o país a liderar o avanço da tecnologia blockchain.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na semana passada, o Banco Popular da China firmou um acordo com a Huawei Technologies, a fim de desenvolver uma plataforma blockchain, e enviou representantes para visitarem a Tencent, uma das principais operadoras de pagamento da China, para explorar a segurança de IA
para pagamentos.

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile