Coinbase, uma das maiores plataformas de troca de criptomoedas, lançou recentemente um serviço de empréstimo de cripto voltado para investidores institucionais nos Estados Unidos. Este movimento visa preencher o espaço deixado por empresas como Genesis e BlockFi, que enfrentaram desafios significativos no último ano.
O novo serviço permite que instituições emprestem ativos digitais sob termos padronizados e está estruturado para se qualificar para uma isenção da Regulação D, o que permite a captação de capital sem registro completo na SEC. Até o momento, os usuários do serviço Prime da Coinbase já investiram US$ 57 milhões no novo programa de empréstimo.
Além das taxas de transação, o serviço de empréstimo oferece à Coinbase uma nova fonte de receita e ajuda na retenção de clientes ao fornecer uma gama mais ampla de soluções financeiras em uma única plataforma.
Desafios regulatórios e estratégicos na trajetória da Coinbase
Este lançamento ocorre três meses após a SEC processar a Coinbase por supostamente funcionar como uma corretora não registrada e não registrar seu serviço de staking de ativos cripto. A SEC alegou que a falha da Coinbase em se registrar privou os investidores de proteções-chave.
A Coinbase decidiu encerrar seu serviço anterior de empréstimo, o Coinbase Borrow, citando baixo engajamento do usuário. O serviço anterior permitia que os usuários alavancassem até 40% de suas participações em bitcoin para garantir empréstimos fiduciários de até US$ 1 milhão.
Apesar dos desafios legais em andamento, a Associação Nacional de Futuros recentemente concedeu à exchange permissão para fornecer aos clientes dos EUA acesso direto a futuros de cripto através de suas plataformas.
Perspectivas e implicações
O novo serviço difere do polêmico programa Lend que a Coinbase cancelou em 2021. Este último serviço é voltado para instituições, o que significa que a regulamentação é menos rigorosa, presumindo que grandes investidores têm a sofisticação para lidar com isso.
A Coinbase está trabalhando para atualizar o sistema financeiro construído há mais de 100 anos, alavancando cripto para fornecer às pessoas mais liberdade econômica e oportunidade. Para avançar neste propósito, a Coinbase está construindo os produtos e serviços de cripto mais confiáveis.
Com este serviço, a Coinbase não apenas expande suas ofertas, mas também solidifica sua posição como uma das principais plataformas de criptomoedas, apesar dos desafios regulatórios e da concorrência crescente no espaço de empréstimo de cripto.
O lançamento deste novo serviço de empréstimo de cripto pela Coinbase marca um passo significativo na evolução da empresa e do setor como um todo. Resta ver como ele será recebido pelos investidores institucionais e que tipo de impacto terá no mercado de criptomoedas.
- Leia também: MetaMask inova com novas funções de venda e saque