De acordo com fontes da indústria, a Coinbase poderia estar planejando abrir uma companhia de seguros cativa com a ajuda da AON.
O suposto novo fundo de seguro se beneficiará de uma estrutura totalmente regulamentada que permitirá que a exchange capitalize sobre outros produtos de investimento, como o resseguro.
A cripto-gigante americana está supostamente montando sua própria subsidiária de seguros cativa com a ajuda da AON, empresa de seguros sediada em Londres.
O ambiente de seguro de criptomoedas é muito subdesenvolvido, já que os poucos produtos de seguro disponíveis no mercado são muito caros, limitados demais e geralmente difíceis de navegar quando se trata de fazer uma reivindicação.
Como o mercado não oferece produtos de seguro adequados para negócios de cripto, muitas grandes exchanges precisam deixar de lado seus próprios fundos internos para cobrir possíveis perdas. O problema dos fundos “auto-segurados” é que a tentação de usar esses ativos para outros fins é sempre bastante alta, pois as exchanges enfrentam muitos desafios em termos de liquidez e custos operacionais.
A escolha de criar uma companhia de seguros é um grande passo em termos de segurança dos ativos, uma vez que os fundos são segregados em um veículo regulável e auditável.
Abrir uma subsidiária de seguros integralmente detida pela empresa segurada é, na verdade, uma prática bastante comum para grandes corporações que buscam redução de custos e melhor acesso aos mercados de resseguros (que é basicamente uma forma de seguro comprado pelas próprias seguradoras para mitigar riscos).