Publicidade

Coinbase: Tribunal rejeita ação coletiva contra a exchange por negociar XRP

Por Jorge Siufi
Foto: Pixabay

O Tribunal dos Estados Unidos rejeitou a reclamação legal de usuários da Coinbase sobre a venda de títulos mobiliários não registrados.

O caso envolve a negociação da criptomoeda XRP, que arrasta processo judicial movido pela SEC desde o final de 2020.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com a negativa do Tribunal, a comunidade do XRP espera agora que o ativo digital possa ser novamente listado na exchange.

Esta não é a primeira ação que a Coinbase responde sobre o ativo digital XRP.

Assim como, no ano passado a Coinbase também recebeu uma ação coletiva por negociação de token, no caso uma stablecoin.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

À época, devido à stablecoin GYEN sofrer variação de preço, o que não deveria pois é uma stablecoin, os usuários do token processaram a Coinbase.

Clientes vs. Coinbase

O juiz distrital, Paul Engelmayer,  rejeitou uma ação movida em março do ano passado por empresários de Nova York contra a Coinbase e seu CEO, Brian Armstrong.

À época os autores da ação acusaram a exchange de negociação ilegal de valores mobiliários e de falta de registro legal no país.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Entretanto, o juiz do caso disse que as provas não fundamentaram a ação, e que no decorrer do caso elas contradiziam as alegações originais.

Para a Coinbase, a decisão judicial apenas confirmou que ‘a Coinbase não possui propriedade de ativos de clientes e que não é responsável pelas ações e processos de empresas que resultem em problemas com seus ativos digitais’.

#RelistXRP

Enquanto uns clientes processavam a Coinbase devido ao ativo digital XRP, outros agora pedem a sua volta.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os clientes estão pedindo que a exchange liste novamente o XRP, que atualmente está entre os top 10 de capitalização de mercado.

Inclusive os clientes da Coinbase e os adeptos do XRP agora lançaram a hashtag ‘#Relist XRP’, para chamar a atenção da exchange.

Vale lembrar que quando ocorreu o anúncio do processo da SEC contra a empresa Ripple no final de 2022, muitos serviços de criptoativos retiraram o XRP da listagem de negociações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As exchanges tomaram tal medida com receio da SEC estender o processo às empresas que negociavam o criptoativo.

Com o passar do tempo algumas exchanges voltaram a ofertar o XRP em suas plataformas de negociações, mas não foi o caso da Coinbase.

Até o momento a exchange não divulgou nada a respeito de uma suposta nova listagem do criptoativo.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile