De acordo com um recente artigo da Bloomberg, os americanos estão migrando suas economias dos retornos confortáveis, embora pequenos, das contas de poupança de alto rendimento para a alta volatilidade de ativos como o Bitcoin e ações.
De fato, com a pandemia de COVID-19, as taxas de juros chegaram a níveis significativamente baixos nos EUA. Assim, o rendimento oferecido por instituições financeiras para contas de poupanças foi reduzido drasticamente. Isso fez com que os retornos das poupanças, que já eram baixos, se tornassem inviáveis.
Ao mesmo tempo, ativos como Bitcoin, ações e ouro, se beneficiaram de sua alta volatilidade, obtendo ganhos de dois dígitos desde março. Desta forma, esses ativos voláteis agora chamam mais atenção dos americanos dispostos a entrarem neste mercado.
Assim, instituições financeiras têm se adequado a essa realidade, passando a oferecer contas de alto rendimento em Bitcoin. O artigo da Bloomberg relata sobre um jovem de 28 anos que afirmou que irá investir toda sua economia em contas de alto rendimento de Bitcoin no Ally Bank. Segundo o entrevistado, sua decisão foi pautada na espera de uma estagnação econômica de longo prazo.
Contudo, a agência de notícias mostra um cenário muito pior. O fato é que o dólar vem se desgastando ao longo do tempo, perdendo valor frente à outras principais moedas fiduciárias. Realmente, de acordo com uma matéria do Financial Times, durante os últimos dez anos, julho de 2020 foi o pior mês para o dólar.