Publicidade

Companhia de Petróleo planeja instalar 1 Milhão de mineradores de Bitcoin

Por Luciano Rodrigues
Foto: Dall-e 3

A empresa Black Rock Petroleum, sediada em Nevada, firmou um acordo com a Optimum Mining Host para a implantação e operação de até 1 milhão de máquinas de mineração de Bitcoin. Este ambicioso projeto tem a intenção de alocar os mineradores na região de Alberta, com origem na China, conforme anunciado em julho e que ganhou destaque esta semana graças à atenção da CBC, a maior empresa de mídia pública do Canadá.

A proposta de operação de mineração da Black Rock abrangerá três locais de produção de gás natural em Alberta. As primeiras 200.000 máquinas serão implantadas na Planta de Gás Quirk Creek, uma aquisição planejada recentemente pela Black Rock. A empresa pretende alocar 300.000 máquinas em um segundo local em Alberta, com as 500.000 restantes destinadas a um terceiro local ainda não identificado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O CEO da Black Rock, Zoltan Nagy, comentou: “A propriedade Quirk Creek está perfeitamente posicionada para atender a esses mercados. Os níveis de produção atuais são bons, e nossos engenheiros analisaram os registros de produção histórica da propriedade e avaliações de reservas recentes. Estamos confiantes de que temos a expertise, tecnologia e recursos para aumentar significativamente a produção e, consequentemente, o fluxo de caixa do local, além de hospedar e operar mineradores de Bitcoin a um custo de energia de cerca de três centavos canadenses por kWh.”

O contrato entre a Black Rock e a Optimum Mining tem duração de dois anos, com a opção de prorrogação por mais 12 meses com aviso prévio. Como observou a CBC, ainda não foi estabelecido um prazo para a concretização deste acordo. A CBC também citou o engenheiro de mineração de Bitcoin dos EUA, Brandon Arvanaghi, como cético em relação ao número “astronômico” de mineradores que a Black Rock está propondo instalar.

Arvanaghi prosseguiu: “A logística de trazer uma quantidade tão grande de mineradores para a área rural de Alberta seria desafiadora.”

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

De fato, Charles Selby, presidente da Caledonian Midstream Corporation, comentou: “Dada nossa produção de gás atual, um número mais razoável de mineradores seria de 10.000, em vez dos 200.000 mencionados no comunicado de imprensa.”

Independentemente de poderem concretizar este plano, as projeções otimistas da Black Rock apontam para a grande saída de máquinas de mineração da China. Muitos mineradores estão se realocando para novas fontes estáveis de energia após a proibição da China. Se a Black Rock conseguir instalar e operar 1 milhão de mineradores de Bitcoin, isso representaria o equivalente a um terço da capacidade global atual de mineração.

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista, assessor de comunicação e escritor. Escreve também sobre cinema, séries, quadrinhos, já publicou dois livros independentes e tem buscado aprender mais sobre criptomoedas, o suficiente para poder compartilhar o conhecimento.
Sair da versão mobile