A Consensys, empresa responsável pelo desenvolvimento de produtos populares no ecossistema Ethereum, como a carteira MetaMask, anunciou que reduzirá sua equipe em mais de 20%, afetando 162 funcionários.
Joe Lubin, CEO da Consensys e cofundador da Ethereum, declarou que a reestruturação faz parte de uma estratégia para tornar a empresa mais enxuta e ágil.
5/5
Since its inception, Consensys has been dedicated to supporting the vision and mission of the Ethereum project and, beyond that, driving progressively towards rigorous decentralization. In the coming weeks, we’ll be making concrete announcements that demonstrate our…
— Joseph Lubin (@ethereumJoseph) October 29, 2024
Lubin afirmou que a iniciativa visa aumentar a sustentabilidade financeira da Consensys em um cenário econômico instável, além de acelerar o processo de descentralização em várias áreas-chave da companhia.
‘Para permanecermos competitivos, precisamos nos remodelar para sermos mais ágeis, mais eficazes e até mesmo ter um desempenho mais alto’, disse Lubin.
Mudanças focadas nos principais produtos e descentralização
No comunicado, Lubin destacou que a Consensys está priorizando investimentos em projetos como MetaMask, Linea e Infura, os quais são centrais para o funcionamento do ecossistema Ethereum.
O CEO apontou que o Infura está passando por um processo de transformação com o suporte da rede descentralizada de infraestrutura (DIN). A longo prazo, o objetivo é expandir o MetaMask para suportar uma variedade de blockchains, tanto compatíveis com o Ethereum Virtual Machine (EVM) quanto outras redes, aumentando a interoperabilidade e o alcance da carteira.
Além disso, a Consensys planeja descentralizar o Infura e outros produtos, como Truffle e Teku, gradualmente transformando-os em protocolos independentes.
Apoio aos funcionários afetados e visão de longo prazo
Em apoio aos funcionários desligados, a Consensys ofereceu pacotes de indenização, assistência para recolocação no mercado e extensão dos benefícios de saúde. Além disso, o prazo para exercer as opções de ações foi estendido para 36 meses.
Lubin ressaltou que a decisão não foi influenciada pelo litígio da Consensys com a SEC, o que envolve o posicionamento da empresa em relação a regulamentações no setor de criptomoedas.