A Coreia do Norte anunciou que está desenvolvendo sua própria criptomoeda, ainda sem nome, para ser lançada no próximo ano.
A intenção da medida é para fugir dos possíveis embargos econômicos que afetam o país, pois devido ao seu sistema autoritário, vários países aplicam embargos financeiros que retraem ainda mais a Coreia do Norte.
A intenção de criar uma criptomoeda própria surgiu depois da primeira conferência do país sobre blockhain e criptomoeda realizada em abril deste ano. Desde então, o país norte coreano vem reunindo especialistas locais e estrangeiros para que possam desenvolver a moeda.
Alejandro Cao de Benos, encarregado pela conferência e delegado do Comitê de Cultura da Coreia do Norte, afirmou:
“Acreditamos que ela será mais parecida com o Bitcoin e outras criptomoedas já existentes”. Ele continuou: “estamos no início do desenvolvimento e precisamos encontrar bens que dê valor a moeda”.
Segundo Cao de Benos, “não há planos de digitalizar o país ou a população”.
Embaixada Norte Coreana na ONU
O embaixador norte coreano da ONU sediada em Nova York, Ja Song Nam, desconversou a situação e disse:
“Não estou em condições de comentar algo relativo a informação ou mesmo dar uma resposta que possa dizer que sim ou que não”.
Especialistas comentam
Segundo observadores, a Coreia do Norte, hoje, já possui condições de realizar a criação de sua criptomoeda. A intenção de evitar sanções pode de fato funcionar caso seja bem realizada a criação.
Kayla Izenman, analista de pesquisas ThinkTank, comentou “conhecimento técnico eles tem para realizar, e já demonstraram experiência em mineração, então acredito que seja possível eles lançarem sua criptomoeda”.
Possíveis problemas
A Coreia do Norte vive um regime autoritário há mais de 50 anos, se distanciando de seu país irmão, Coreia do Sul.
Devido as guerras com o país vizinho, eles vêm fortalecendo seu poder armamentistas. Inclusive, causando pânico nos países da Ásia, em razão dos testes que vêm ocorrendo para demonstrar seu poder bélico.
A compra de matéria prima e outros insumos ficam mais complicados em razão dos embargos, porém, caso possua uma criptomoeda, o país possa conseguir facilitar suas compras e aumentar seu poder em bombas.