Publicidade

Corretoras Descentralizadas – UniSwap

Por Caio Vicentino

Entenda como é fácil utilizar suas criptos “DEXes”.

“DEXes” vem de Decentralized Exchanges em inglês, Corretoras Descentralizadas no bom e velho português. Conhecidas também como “AMM” que significa Automated Market Makers, ou Mercados Monetários Automatizados, que funcionam a base de piscinas de liquidez, onde todos nós que possuímos uma wallet(carteira de cripto moedas) de Ethereum, tem acesso a depositar a sua liquidez e começar a agir como a contraparte, ou seja, se tiver alguém querendo comprar, você vende , caso alguém queira vender, você compra e com isso ser remunerado com taxas nas transações cobradas nas corretoras, referente a sua participação na Pool(piscina de liquidez), desta forma, é possível agir como “Market Maker” de forma descentralizada e sem necessidade de KYC(“know your costumer”; quando se é necessário a apresentação de documentos de identificação como RG, passaporte e comprovante de endereço.), coisa que poucos podem no mundo financeiro centralizado tradicional.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Como sempre, vou trazer um exemplo de como é fácil a interação com Dexes e a primeira de todas será a UniSwap, protocolo sem Admin Key(chave administradora que pode alterar o código do smart contract, ou contrato inteligente) e com isso, um alto nível de descentralização e confiança.

Apresento a vocês a UniSwap.

Esta é toda a interface do protocolo com o usuário. Para utilizar, devemos conectar nossa wallet, aqui no caso irei como sempre utilizar a Metamask(modelo de wallet de Ethereum para celular e navegador) como interface para a Ledger(hardware wallet; carteira dispositivo) onde assino as transações.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Aqui estão as carteiras disponíveis para interação no momento atual desta postagem. Ao selecionar Metamask, irá ser requerido a aceitação do usuário para conectar a sua wallet ao protocolo desejado.

Ao selecionar sua carteira, você deve autorizar para dar o acesso ao protocolo interagir com ela.

Será uma verificação em duas etapas, como a foto a seguir mostra.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Feito isso, você está pronto para usar a corretora pela primeira vez. O primeiro passo será escolher um Token(ativo digital), que você tem na wallet e deseja vender ou fazer o swap(termo em inglês para troca).

Selecionado o ativo que você vai fazer o swap, no nosso caso do exemplo será ETH(token do Ethereum), a tela mostrará algo assim.

Diferente da inicial, agora já temos o nosso balanço do ativo que tem na wallet e está selecionado para troca, assim pode facilmente ver se se a quantia que quer enviar é viável naquele ativo.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Próximo passo selecionar o token que você quer comprar, que no nosso caso do exemplo será o DAI(moeda estável descentralizada lastreada em cripto moedas e pareada ao dólar americano do protocolo MakerDAO, no qual eu sou o Embaixador no Brasil, uhull..) para realizar o swap.

Exemplo 1:

Neste exemplo, selecionei que quero 100 DAI em troca de meus 0.431151 ETH e aqui temos informações como as taxas pagas ao provedor da liquidez da pool entre esses pares selecionados para swap.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Existe também a possibilidade de você no ato do swap destinar os fundos pós swap para um endereço de terceiro, basta clicar em “add recipient”, que poderá entrar com o endereço de destino final, assim economizando GAS(taxa cobrada para os validadores das transações na Blockchain do Ethereum) pois não terá de fazer outra transação na sequencia para enviar os fundos ao endereço destinado.

Exemplo 2:

Como podem ver acima, temos um espaço para colocar o endereço se esta opção for ativada, mas para o nosso exemplo, continuaremos sem esta opção.

Voltando ao exemplo 1, basta clicar em “Swap” que será mostrado uma tela de confirmação dos dados do swap. Importante falar que se for a primeira vez de interação da sua wallet com qualquer protocolo DeFi, terá de assinar uma transação para aceitar que a sua carteira seja utilizada.

Clica em “Confirm Swap”..

Ao confirmar o swap, será requerido a assinatura da sua wallet, no meu caso o Metamask vai pedir como interface que a Ledger assine a transação.

Confirme a transação e assine na sua hardware wallet se for o caso, se apenas estiver utilizando o Metamask como wallet em si, basta confirmar e seu swap será validado On Chain(termo que mostra que aquele dado está registrado na Blockchain, neste caso do Ethereum). Ao ter a transação validada, você trocou a quantia de ETH preestabelecida pelo DAI desejado e pode verificar na sua wallet, os balanços alteraram e desta forma você acabou de fazer um swap sem pedir a permissão de ninguém.

Mas agora você já sabe fazer o swap e deseja iniciar no mundo de provedor de liquidez e começar a ganhar com as taxas cobradas de market making, para isso, precisamos acessar a outra parte do Uniswap, que é a das Pools.

Aqui você adiciona a liquidez e automaticamente já estará ganhando as taxas de Market Making referentes a sua posição em cima do total da pool.

Aqui terá de escolher dois tokens para gerar liquidez dentre o par. No exemplo temos DAI e USDC(moeda estável centralizada da CoinBase, corretora americana) e recomendo que comecem no mundo de Market Making com moedas estáveis pois o numero de tokens varia dentro da pool e dependendo da volatilidade e no momento que você for fazer o saque pode haver desequilíbrio no numero de tokens caso fossem voláteis, por isso o concelho de começar com moedas estáveis. Como comentado anteriormente, basta entrar os valores, autorizar a sua wallet a interagir com o protocolo e enfim fazer o deposito dos tokens desejados para participar da pool.

Espero que com isso possam ter acesso a essa ferramenta fantástica que é o Uniswap, uma das principais e mais importantes Dexes do mundo DeFi.


Entre em contato para aulas sobre DeFi e Yield Hacking e video chamadas exclusivas através das minhas redes sociais.

Youtube: Caio Investe

Twitter: @caiovicentino @MakerDAObr

Instagram: @caioinveste / @MakerDAObr

Facebook

Unstoppable Domais: caiovicentino.crypto

Linkedin

Caio Vicentino.

Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile