A Mt. Gox, uma das primeiras e mais notórias exchanges de Bitcoin que colapsou em 2014, parece ter iniciado o processo de repagamento de alguns de seus credores através do PayPal.
Vários usuários que parecem ser credores da Mt. Gox relataram no Reddit e no Telegram que receberam seus reembolsos. A Mt. Gox ainda não respondeu ao pedido de comentário do The Block.
A exchange, que foi lançada em 2010 e se tornou a maior do mundo em 2013, processando 70% de todas as transações de Bitcoin, parou todos os saques no início de 2014, suspendeu a negociação e logo depois entrou com pedido de proteção contra falência após perder mais de 800.000 bitcoins.
Detalhes dos pagamentos e cronograma
Os relatos indicam que os pagamentos foram feitos em ienes japoneses e datados de 25 de dezembro.
A Mt. Gox havia informado em um e-mail aos credores no mês passado que o administrador da reabilitação estava ‘fazendo esforços para iniciar os reembolsos em dinheiro dentro do ano calendário de 2023’.
No entanto, é provável que os reembolsos continuem até 2024, dada a grande quantidade de credores de reabilitação.
Em setembro, a Mt. Gox estendeu o prazo para reembolsos de credores de reabilitação de 31 de outubro de 2023 para 31 de outubro de 2024.
Impacto e repercussão na comunidade cripto
O início dos reembolsos da Mt. Gox é um marco significativo para a comunidade de criptomoedas, especialmente para aqueles afetados pelo colapso da exchange.
A situação da Mt. Gox serviu como um alerta para a indústria sobre a importância da segurança e transparência nas operações de exchanges de criptomoedas.
O processo de reembolso, embora demorado, é um passo positivo para a resolução de um dos casos mais infames na história das criptomoedas.