Em uma manobra conhecida “rug pull” (puxada de tapete), os desenvolvedores da criptomoeda Squid abandonaram o projeto levando consigo os fundos investidos.
A vida imitando a arte
Na série sul coreana apresentada pelo Netflix, Squid Game, os personagens ou ganham dinheiro ou morrem.
Já na criptomoeda Squid Game Token (SQUID), quem investiu nela perdeu dinheiro.
Lançada no final de outubro a criptomoeda deu um salto imenso de valor.
A criptomoeda foi lançada a centavos de dólar e chegou a bater os US$ 2.680 dólares, com ganhos acima de mais de 20 milhões porcento.
Nesta segunda-feira (01.11), os desenvolvedores do projeto limparam o caixa em em questão de 1 minuto levaram consigo mais de US$3,3 milhões de dólares.
Tanto projeto quanto seus desenvolvedores são desconhecidos, o que facilita este tipo de ação.
O problema de fato está na ganância e na imaturidade dos investidores do mercado cripto que insistem em investir em em protocolos não fundamentados, não auditados, e sem nenhum lastro de confiança.
Apenas para se ter uma ideia, o protocolo cripto conseguiu agaranharam num espaço muito curto de tempo uma legião de seguidores.
Até a derrocada da moeda, as redes sociais do grupo possuía mais de 57.200 seguidores no Twitter e mais de 71.500 seguidores Telegram.
Os desenvolvedores do projeto ainda fizeram uma postagem nas redes sociais dizendo que os desenvolvedores do projeto não quiseram dar continuidade a ele.
Enfatizaram que estavam decepcionados e deprimidos.
Investidores de shitcoins
Num mercado já acostumado com uma alta volatilidade e com diversos tipos de crimes financeiros, só caem nessas investidores muito juvenis ou aqueles que ainda não aprenderam nada com o montante histórico de falcatruas que surgem diariamente no ecossistema cripto.
Como não pensar que um criptoativo embasado numa das mais famosas séries lançadas pela Netflix poderia ser uma fraude?
Simples!
Pesquisando, analisando, sendo ponderado, e pensando em fundamentos.
Mas um mercado que possui entre os 10 principais criptoativos do mercado 2 memes, já era de esperar que coisas como estas pudessem acontecer.
Não por menos, sem nenhum vínculo com a série os investidores se deixaram levar pelas promessas dos desenvolvedores da criptomoeda Squid de que esta permitiria que estes participassem de versões online dos jogos.
Analisando brevemente o mercado cripto, as grandes instituições que estão aderindo às criptomoedas e principalmente aos tokens não fungíveis (NFTs) custam fazer ampla divulgação em suas redes sociais.
Um simples “clique” nas redes sociais da Netflix ou da série seria o suficiente para já se ter alguns “pés atrás” antes de investir em algo que sequer era divulgado.
O único documento postado pelos desenvolvedores da criptomoeda Squid estava lotado de erros gramaticais e desprovido de informações básicas sobre o protocolo.
Além do mais, diversos especialistas e empresas de segurança cripto tentaram alertar sobre o projeto, pois este tinha traços claros de ser uma fraude.
Pois bem, num mercado precário em regulamentações, dizer que o que os desenvolvedores fizeram foi crime é um tanto quanto infantil.
Lamento novamente por qualquer inconveniente causado a você
Postagem feita no Telegram do protocolo Squid logo após a derrocada da criptomoeda
No mercado cripto existe um conceito chamado liberdade.
E assim, os desenvolvedores da criptomoeda Squid tomaram a liberdade de transformar todos os fundos de quem investiu em dinheiro FIAT e pegaram para si.
Assim como também, usando da própria liberdade, os investidores enfiaram dinheiro no que, e da forma que quiseram.
E isso não servirá de lição.