Publicidade

CVM e UFPR firmam acordo de pesquisa sobre blockchain e criptomoedas

Por Bruna Grybogi

Ontem (4), a CVM, Comissão de Valores Mobiliários, divulgou um acordo que foi feito com a UFPR, Universidade Federal do Paraná, para estimular a produção de estudos acadêmicos com foco em inovações financeiras.

De acordo com o Plano de Trabalho inicial firmado pelas instituições, os temas abordados serão: Fintechs, Inteligência Artificial e Ciência de Dados, Robôs de Investimento, Blockchain e Criptoativos, Análise de Impacto Regulatório, Produtos Financeiros Tradicionais e Novas Tecnologias em Finanças.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Segundo o Chefe da Assessoria de Análise e Gestão de Riscos (ASA) da CVM, Bruno Luna, o trabalho também será desenvolvido com foco na legislação do Brasil, com a intenção de entender os aspectos normativos relacionados à neutralidade tecnológica das regras editadas pela Autarquia.

“Ao longo do Acordo de Cooperação, iremos fornecer assuntos do interesse da CVM e que se enquadram dentro da linha de pesquisa do Grupo de Pesquisa da UFPR. Vamos ajudar na formatação da pesquisa do doutorando, que conduzirá esse trabalho, além de dar maior suporte na prospecção de dados quantitativos e nas pesquisas de campo que forem necessárias”, disse Luna.

O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, destaca que um dos objetivos estratégicos da CVM é engajar, cada vez mais, as instituições de ensino em temas do mercado.

🎯 As Melhores Memecoins para Comprar Agora
Confira as Oportunidades e Comece a Investir

“Esta parceria é de suma importância para avançar a fronteira do conhecimento desta área nos Programas de Pós-Graduação do Setor e da UFPR. Uma oportunidade que possibilita maior profundidade nas análises dos pesquisadores da UFPR e ao mesmo tempo a divulgação dos resultados em conjunto com a CVM, fazendo com que o mercado e a sociedade os recebam com maior rapidez e credibilidade”, acrescentou o professor Dr. Marcos Wagner da Fonseca, Diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR.

Ainda segundo o acordo, a UFPR deverá manter as atividades de pesquisa nos temas sugeridos e a CVM continuará sugerindo mais temas temas e produtos educacionais a serem desenvolvidos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile