O DBS Bank, o maior banco de Singapura, anunciou o lançamento de seus ‘DBS Token Services’, uma nova gama de serviços bancários baseados em blockchain voltados para clientes institucionais.
A iniciativa utiliza uma blockchain permissionada para liquidações de pagamentos em tempo real, oferecendo maior segurança e transparência através de contratos inteligentes. O banco destacou que esses novos serviços buscam atender à crescente demanda por soluções digitais rápidas e eficientes.
Uso de contratos inteligentes para otimização de transações
Os contratos inteligentes utilizados pela DBS permitem que instituições definam condições pré-aprovadas para a movimentação de fundos, garantindo que as transações sejam executadas de forma segura e transparente.
Segundo Lim Soon Chong, chefe de serviços globais de transações do DBS, a tokenização e o uso de contratos inteligentes otimizam a gestão de liquidez e simplificam os fluxos operacionais, beneficiando as instituições financeiras e entidades públicas que buscam novas formas de interação com seus clientes.
‘Otimizem a gestão de liquidez, simplifiquem os fluxos de trabalho operacionais, fortaleçam a resiliência empresarial e desbloqueiem novas oportunidades para o engajamento do cliente final ou do usuário final’, disse Chong.
Expansão de serviços blockchain no DBS
Além dos novos serviços de tokenização, o DBS também está ampliando suas ofertas no espaço de blockchain. Em 2024, o banco lançou um piloto de tokens de tesouraria e uma solução de concessão de subsídios baseada em blockchain, voltada para o governo de Singapura.
‘Usar um blockchain autorizado fornece ao DBS controle total sobre esses serviços, permitindo que o banco aproveite os benefícios da tecnologia blockchain ao mesmo tempo em que adere aos padrões de conformidade’, disse o banco.
Recentemente, o DBS anunciou o lançamento de produtos de negociação de opções cripto over-the-counter (OTC), incluindo opções para Bitcoin e Ether, para investidores institucionais.