Segundo um recente comunicado realizado pelo Departamento de Justiça dos EUA, o DOJ está agindo para realizar a apreensão de 280 contas de criptomoedas associadas a hackers norte-coreanos, como tentativa de recuperar milhões de dólares em criptomoedas roubadas.
Contudo, o comunicado ainda revela que os hackers associados à essas contas seriam os culpados em uma série de crimes relacionados a criptomoedas no país. Além disso, esses fundos conquistados pelos hackers seriam usado para financiar as forças armadas do país comandado por Kim Jong-un.
De fato, o DOJ destaca que existem conexões entre o “programa de hackers da Coreia do Norte e uma rede chinesa de lavagem de dinheiro usando criptomoedas”. O grupo de malfeitores teria tentado lavar milhões de dólares em criptomoedas roubadas em plataformas chinesas de OTC.
Assim, o procurador-geral assistente em exercício Brian C. Rabbitt, da Divisão Criminal do Departamento de Justiça, disse que, “este caso ressalta o compromisso contínuo do departamento de conter a ameaça apresentada pelos hackers cibernéticos norte-coreanos , expondo suas redes criminosas e rastreando e apreendendo seus ganhos ilícitos”.
Michael R. Sherwin, procurador dos Estados Unidos, as recentes atividades do departamento representam “nosso compromisso em proteger a segurança nacional”.
“Este escritório tem estado na vanguarda dos ataques criminosos da Coreia do Norte ao sistema financeiro”, continuou Sherwin, acrescentando que “esta denúncia revela a incrível habilidade de nossa Força de Criptomoeda em rastrear e apreender moeda virtual, que os criminosos pensavam ser impossível.”