Publicidade

Desenvolvedor do software do Bitcoin disse ter perdido 216 Bitcoins em ataque hacker a carteira de custódia própria

Por Jorge Siufi
Fonte: Pxhere

Um dos principais desenvolvedores do Bitcoin Core, Luke Dashjr, fez uma postagem preocupante em sua conta do Twitter.

Dashjr disse que perdeu mais de 200 Bitcoins devido a us suposto ataque hacker em uma de suas carteiras cripto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ataque teria acontecido no dia 31 de dezembro, e fez o alerta no início da tarde de 01 de janeiro (UTC -3).

Preocupação com carteiras de autocustódia

“PSA: Minha chave PGP está comprometida e pelo menos muitos dos meus bitcoins roubados. Não tenho ideia de como. Ajudem por favor”, disse Dashjr em sua conta do Twitter.

Fonte

De acordo com Dashjr, o hacker conseguiu invadir sua carteira pessoal que estava protegida por uma chave dupla.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dashjr usa a chave Pretty Good Privacy (PGP), um sistema de segurança que usa duas chaves duplas para acessar a carteira.

O desenvolvedor informou o endereço de propriedade do hacker.

O endereço recebeu 216,93 Bitcoins, que no preço atual contabiliza cerca de US$ 3,6 milhões.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dashjr disse que apenas soube que havia sido hackeado por ter recebido notificações via email de tentativas falhas de acesso de suas contas nas exchanges Coinbase e Kraken.

Há a possibilidade do ataque estar associado à invasão do sistema de servidor de Dashjr por um malware, fato comunicado por Dashjr em sua conta do Twitter no mês de novembrohavia sido infiltrado por malware.

Comentários na postagem do Twitter de Dashjr relacionaram a postagem da perda dos Bitcoins a o que no mercado é conhecido como “acidente de barco”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

trata-se de uma brincadeira que muitos investidores cripto fazem para dixer que tinham Bitcoin, mas que perderam sua wallet em algum acidente de barco.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao (CZ), comentou a postagem de Dashjr onde disse que lamentava o ocorrido.

“Informei nossa equipe de segurança para monitorar. Se vier em nosso caminho, vamos congelá-lo. Se houver mais alguma coisa em que possamos ajudar, informe-nos. Lidamos com isso com frequência e temos relacionamentos com autoridades policiais (LE) em todo o mundo”, disse CZ.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pior que CZ havia dito que 99% dos investidores de criptomoedas que possuem os fundos em carteira de custódia própria poderiam perder seus fundos.

CZ disse isso na ocasião da quebra da exchange FTX, situação a qual levou muitos investidores a temerem as exchanges centralizadas e levou ao saque de bilhões de dólares em criptoativos da Binance.

O CEO da Binance disse depois do ocorrido com Dashjr que “é triste saber que um desenvolvedor principal de Bitcoin sozinho pode perder mais de 200 BTC. A autocustódia tem seus próprios riscos”.

Compartilhe este artigo
Siga:
Redator da Revista Bitnotícias
Sair da versão mobile