Publicidade

Desenvolvedor do Tornado Cash é condenado a 64 meses de prisão

Por Clara Ventura
Foto: Dall-e 3

O desenvolvedor do Tornado Cash, Alexey Pertsev, recebeu uma condenação por lavagem de dinheiro em um tribunal holandês. De acordo com informações do DL News, Pertsev, de 31 anos, foi considerado culpado por lavar cerca de US$ 1,2 bilhão em criptomoedas por meio do misturador Tornado Cash, durante o período de 9 de julho de 2019 a 10 de agosto de 2022.

O tribunal condenou Pertsev a cinco anos e quatro meses de prisão. Um dos juízes que supervisionaram o caso afirmou que o Tornado Cash, em sua essência e funcionamento, é uma ferramenta destinada a criminosos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A equipe jurídica do desenvolvedor russo tem 14 dias para recorrer da decisão. Até o momento, os representantes de Pertsev não responderam a um pedido de comentário sobre o assunto.

Condenação do desenvolvedor do Tornado Cash

Contudo, Pertsev não é o único alvo relacionado ao Tornado Cash. Isso porque Roman Storm, cofundador da plataforma, enfrenta acusações semelhantes nos Estados Unidos por seu envolvimento no desenvolvimento do software controverso. Seu julgamento deve ocorrer em um tribunal federal em Nova York em setembro.

O Tornado Cash é um misturador de criptomoedas que visa fornecer maior privacidade e anonimato nas transações com ativos digitais. No entanto, o seu uso tem sido associado a atividades ilícitas, como lavagem de dinheiro, por exemplo. O mixer recebeu uma sanção nos EUA, o que significa que cidadãos do país não pode se envolver com a plataforma de mistura de criptomoedas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A condenação de Pertsev destaca a crescente atenção das autoridades em relação às ferramentas e plataformas que facilitam a lavagem de dinheiro no espaço das criptomoedas. A decisão do tribunal holandês pode ter repercussões significativas no cenário regulatório em relação a essas tecnologias.

Compartilhe este artigo
Siga:
Clara Ventura é uma jornalista com quatro anos de experiência em cobertura de Bitcoin, criptomoedas, tecnologia blockchain e Web3. Graduada em Jornalismo e com pós-graduação em Jornalismo Digital, Clara combina sua paixão pelo mundo das criptomoedas com habilidades jornalísticas para produzir reportagens relevantes para um público amplo e diversificado.
Sair da versão mobile