Publicidade

Donald Trump pode estar mudando de ideia a respeito do Bitcoin

Por Bruna Grybogi

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estaria mudando de ideia em relação ao Bitcoin, de acordo com seu ex-consultor de segurança nacional John Bolton. O ex-consultor afirmou, em um recente artigo, que Trump gostaria de passar o Bitcoin e outras criptomoedas para o nível regulatório. 

De fato, de acordo com uma publicação, de ontem (18), na Forbes sobre seu novo livro, The Room Where It Happened, Bolton alegar ter ouvido Trump dizer para que Steven Mnuchin, secretário do Tesouro, para “ir atrás do Bitcoin”. O presidente teria afirmado isso durante uma conversa sobre sanções comerciais contra a China em maio de 2018.  

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vale lembrar que Trump sempre foi um notório crítico da principal criptomoeda. O atual presidente dos EUA teria inclusive afirmado que o Bitcoin “não é dinheiro” e que o ativo é “baseado em nada”. Mas sua aversão pela classe de ativos não se limita ao Bitcoin, Trump já atacou a Libra do Facebook, falando que ela teria pouca confiabilidade. 

Da mesma forma, Mnuchin endossou a posição de Trump sobre criptomoedas. Na época, o secretário do Tesouro afirmou que a Casa Branca estaria “observando todos os ativos de criptografia. Além disso, o secretário voltou a associar o BTC e outras criptomoedas a crimes, afirmando que a principal criptomoeda é usada para lavagem de dinheiro com maior frequência do que a moeda fiduciária. 

Contudo, apesar de seu posicionamento sobre as criptomoedas, Trump pode ter tomado uma decisão que pode beneficiar a classe de ativos. Após esta reunião, em outubro de 2018, o presidente nomeou Mick Mulvaney para chefiar o gabinete da Casa Branca. Mulvaney é um notoriamente pró-Bitcoin, tendo inclusive alegado que a moeda “não pode ser manipulada por nenhum governo”.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Tags
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile