Publicidade

Durante reunião dos BRICS, Rússia sugere acordos realizados em moedas nacionais ao invés de dólar

Por Bruna Grybogi

Com o dólar perdendo cadas vez mais força devido a pandemia de coronavírus, que levou o Estados Unidos a adotarem políticas monetárias duvidosas, países já começaram a propor abandonar o uso da moeda americana para sustentação das atividades econômicas internacionais. 

De fato, anteriormente a China já havia proposto um projeto de criação de moeda digital única para países do leste asiático. A ideia do governo chinês é diminuir cada vez mais a dependência do dólar na região. Contudo, agora foi a vez da Rússia propor o fim do dólar nas transações internacionais realizadas pelo BRICS.

Assim, durante a última reunião entre os representantes do BRICS, grupo de países emergentes formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que ocorreu nesta segunda-feira (24), por meio de videoconferência, Denis Manturov, representante do país comandado por Vladimir Putin propôs que o grupo abandone o dólar em favor das moedas nacionais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Manturov, que também é Ministro do Comércio Exterior da Rússia, afirmou que “o uso racional e balanceado desse instrumento irá ajudar a aumentar a estabilidade da economia dos nossos países, além de reduzir a dependência das políticas estadunidenses”. O instrumento citado pelo ministro é a realização de acordos e de comércio internacional realizados nas moedas nacionais de cada país do grupo.

A proposta de Manturov está realmente alinhado com as políticas internacionais adotadas pelo governo chinês, que pretende diminuir a influência dos Estados Unidos na economia global. Recentemente, os dois países, China e Rússia, anunciaram uma aproximação econômica, que por sua vez, já começou a apresentar indícios do que está por vir. 

Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile