A alemã Dürr, uma das maiores empresas de engenharia mecânica e de planta do mundo, garantiu um empréstimo de sustentabilidade de 750 milhões de euros, cujo interesse está ligado ao seu desempenho ecologicamente correto.
O contrato de crédito, divulgado em 8 de agosto pela revista Finance em alemão, foi iniciado por iniciativa própria da Dürr, utilizando uma plataforma de empréstimos sindicalizados baseada em blockchain. O processo do consórcio também foi digitalizado e apoiado em blockchain.
O financiamento sustentável ou verde está em ascensão e, no clima econômico atual, traz benefícios tanto para investidores quanto para credores.
O último acordo da Dürr acontece apenas duas semanas depois de ter emitido uma “schuldschein” de sustentabilidade de 200 milhões de euros, uma popular ferramenta de financiamento alemã.
Ambos os acordos dependem da classificação de sustentabilidade da empresa, conforme pontuada pela agência Ecovadis. Isso mede fatores ecológicos como o consumo de água, juntamente com as condições de trabalho, e mais, e influencia a taxa de retorno do empréstimo.