Publicidade

Pesquisa: Empresas que usam blockchain crescem 80% mais rápido

Por Bruna Grybogi

De acordo com um estudo da gigante de computação em nuvem, Oracle, empresas que não estão usando tecnologias emergentes como blockchain, enfrentam uma desvantagem competitiva.

O estudo entrevistou 700 gerentes e executivos de finanças e operações, que usam regularmente serviços locais e baseados em nuvem para planejamento empresarial, gerenciamento de desempenho e métricas da cadeia de suprimentos.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

As descobertas da Oracle apontam para tecnologias emergentes, como blockchain, IA, aprendizado de máquina, assistentes digitais e dispositivos de Internet das Coisas (IoT), que as organizações de tecnologias cruciais devem adotar para competir na próxima década. “É realmente emocionante ver que essas tecnologias se tornaram populares: 84% das organizações estão usando pelo menos uma delas”, disse Emma Hitzke, diretora sênior de marketing de produtos da Oracle.

As empresas que adotaram essas tecnologias “aumentaram seu lucro líquido anual 80% mais rápido do que as organizações que não investem”, afirmou o estudo da Oracle.

A Oracle aponta especificamente para a adoção do mercado de produtos em expansão como Software como Serviço (SaaS) como uma vantagem importante. “Essas empresas querem encontrar o caminho mais fácil para chegar às tecnologias emergentes”, então a maioria prefere comprar soluções pré-construídas em vez de criar suas próprias, disse Hitzke.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O mercado tomou conhecimento, pois os estoques de SaaS e nuvem atingiram máximos históricos no ano passado. No entanto, muitas organizações continuam subestimando essas tecnologias, de acordo com a Oracle. A empresa de computação em nuvem diz que isso pode ser um erro caro e essas empresas correm o “risco de ficar para trás da concorrência”.

A proposta de valor da adoção da blockchain

Os aplicativos blockchain são especialmente úteis para dissuadir fraudes por meio de registros monitoráveis e imutáveis. “Essa é a beleza da blockchain: você não pode apenas rastrear onde cada transação acontece, quem fez parte da transação, é seguro – você não pode alterá-la”, disse Hitzke.

O estudo disse que 83% das organizações que usam blockchain “esperam um valor significativo da utilização do blockchain em um ano”. E em termos de retorno real dos investimentos em tecnologia blockchain, “87% das empresas que usam blockchain não apenas alcançaram, mas também conseguiram superou as expectativas de ROI”, disse Hitzke.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Compartilhe este artigo
Sair da versão mobile