- Fed sob pressão pode disparar Bitcoin
- Novogratz prevê BTC a US$ 200 mil
- Sucessão no Fed preocupa investidores
O mercado financeiro está de olho numa possível mudança no comando do Federal Reserve. O tema ganhou força depois das declarações de Mike Novogratz, CEO da Galaxy. Ele acredita que a escolha do próximo presidente da instituição pode impulsionar o Bitcoin até US$ 200.000, praticamente o dobro do patamar atual.
Para Novogratz, o risco está na pressão de Donald Trump para exigir a troca de Jerome Powell, o atual chefe do Fed. Se o republicano indicar alguém mais dovish, alguém mais tolerante com inflação e com juros baixos, os ativos como ouro e criptomoedas podem disparar rapidamente.
“Não acho que o mercado vai acreditar que o Trump vai fazer uma loucura… até que ele faça a loucura”, disse o bilionário.
Novogratz alerta para os riscos econômicos dos EUA
Em uma entrevista de 50 minutos no canal de Kyle Chasse, o empresário discutiu várias questões do mercado, como ETFs, ciclos de alta, tokenização e o avanço do DeFi. Mas sua maior preocupação é a independência do Fed.
Ele mencionou possuir posições fortes em Bitcoin, Ethereum, Solana e Hyperliquid. Por isso teme que decisões políticas de Trump possam enfraquecer o dólar e desestabilizar a economia americana.
Explicou que uma escolha mal planejada para o comando do Fed poderia levar a cortes de juros inesperados, aumentando ainda mais a atratividade do Bitcoin. “Se Trump indicar um presidente muito inclinado ao afrouxamento, veremos um salto imediato no ouro e nas criptomoedas”, ressaltou.
A disputa pelo comando do Fed segue aberta
Embora Powell tenha mandato até maio de 2026, Trump já pressiona por mudanças. Powell, que foi indicado por Trump no primeiro mandato, passou a ser alvo de críticas frequentes. O presidente o chamou de “sempre atrasado“, cobrando cortes agressivos nas taxas de juros.
Entre os prováveis substitutos estão Chris Waller, Kevin Hassett, Kevin Warsh e Stephen Miran. O nome de Scott Bessent citado por Novogratz como alguém com longa experiência em finanças, também aparece entre os concorrentes, ainda que como azarão.
Apesar da incerteza, o mercado já começa a precificar uma mudança possível. Para Novogratz, se o novo líder do Fed adotar uma postura mais flexível, o Bitcoin pode atravessar um ciclo altista histórico.