O protocolo de criptomoeda Ethereum Classic (ETC) vai passar por um hard fork para melhor a segurança da rede e diminuir o valor das taxas de transação.
O protocolo Ethereum Classic sofreu drasticamente no ano passado com 3 ataques de 51% em menos de 1 mês, e depois do ocorrido anunciou algumas melhorias de segurança para a rede.
Nesta terça-feira (29.06) o coordenador de tecnologia do protocolo ETC, Stevan Lohja, anunciou um hard fork que implementará 4 EIPs (propostas de melhoria do Ethereum).
O Hard fork hardfork Magneto tem como objetivo aumentar o nível de segurança e reduzir os custos de comissão através do armazenamento de endereços e chaves no mesmo local do bloco.
O lançamento do hard fork Magneto está previsto para o mês de julho.
Primeiramente o fork foi testado nas testnets Morder e Kotti, nos dias 2 e 9 de junho, respectivamente.
Os usuários da rede Ethereum Classic ainda estão realizando a atualização dos softwares para o nó compatível com o fork Magneto.
Outra atualização será a conclusão da ponte criada pelo ETC Labs entre as blockchains do ETC e do ETH que permitirá que a stablecoin DAI seja trocada entre as redes para a utilização em projetos de finanças descentralizadas (DeFis).
Devido ao anúncio do fork o preço do token ETC simplesmente saltou +45% até o momento da redação desta edição.